A estação mais fria do ano, o inverno, começou no dia 20 de junho e chega ao fim às 09h44 do dia 22 de setembro. Muitos municípios paranaenses registraram dias extremamente gelados durante o período. Em alguns deles, os termômetros chegaram a temperaturas negativas e houve até mesmo ocorrência de geadas. Apesar disso, a estação foi considerada a mais quente desde 1997. (Entenda abaixo)
A informação foi divulgada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que realiza as medições das temperaturas desde tal ano.
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, alguns fatores contribuíram para o aumento da temperatura em todo o estado, como a ilha de calor e poucas entradas de massa de ar frio.
- LEIA MAIS: Chuva preta: entenda fenômeno que pode atingir o PR nos próximos dias
"Na região de Curitiba a cidade tá crescendo, a população dobrou nos últimos 20, 30 anos, então retirou-se a floresta, alterou a vegetação, construção de casas, enfim, toda essa parte emite gases para a atmosfera, a própria impermeabilização do solo na construção civil... Isso favoreceu que temos uma ilha de calor, mais quente que no seu entorno", explicou.
Em relação às poucas entradas de massa de ar frio, o especialista afirma que a presença da massa de ar seco e quente explica a ausência do fenômeno meteorológico.
"Isso foi causado pela presença daquela massa de ar seco e quente, que se aproximou mais do estado no último trimestre", concluiu.
Inverno quente
Segundo o Kneib, a capital do Paraná, Curitiba, foi um dos municípios que registrou a maior temperatura média das últimas décadas, com 15,9ºC . O recorde anterior foi em 2006, quando registrou a média de 15,8ºC.
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, a média considerada para o trimestre de junho, julho e agosto, na capital, é de 14,7ºC.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Outras cidades que quebraram recordes ao longo do inverno são das regiões norte, norte pioneiro e noroeste do estado, como Paranavaí, Londrina, Cambará e Maringá, segundo o meteorologista.
"Paranavaí, anteriormente tinha sido em 2006, assim como Curitiba. Londrina ano passado já tinha sido o inverno mais quente e Maringá, foi em 2002", completou.
Com informações do G1.
Deixe seu comentário sobre: "Inverno de 2024 foi o mais quente das últimas décadas no Paraná"