MAIS LIDAS
VER TODOS

Agricultura e abastecimento

Inscrições para o Concurso Seda Paraná terminam em novembro

Mulheres que atuam com a sericicultura têm até o dia 14 de novembro para se inscrever no Concurso

Da Redação

·
Qualquer mulher, com mais de 18 anos e que esteja à frente da gestão da propriedade, pode participar do Concurso
Icone Camera Foto por Divulgação UEM/IDR
Qualquer mulher, com mais de 18 anos e que esteja à frente da gestão da propriedade, pode participar do Concurso
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2024, 09:18:59 Editado em 23.10.2024, 09:19:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Mulheres que atuam com a sericicultura têm até o dia 14 de novembro para se inscrever no Concurso Seda Paraná, promovido pelo governo do Estado. A iniciativa é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Prefeitura de Nova Esperança. Serão selecionadas as melhores produtoras de fio de seda do Paraná e as duas sericultoras que tiverem a maior produção e a melhor qualidade ganharão uma viagem para a França, onde vão participar do Festival da Seda, em Lyon.

continua após publicidade

Qualquer mulher, com mais de 18 anos e que esteja à frente da gestão da propriedade, pode participar do Concurso Seda Paraná. As inscrições podem ser feitas nos municípios onde há entrepostos de empresas que recebem casulos ou nos escritórios do IDR-Paraná. Após apresentar a documentação e preencher um formulário virtual, a produtora tem o compromisso de inserir, mensalmente, as notas que confirmam o volume de venda de casulos e o teor de seda.

LEIA MAIS: Veja com rebaixar categoria da CNH sem emitir novo documento; entenda

A partir daí os extensionistas do IDR-Paraná fazem o lançamento das informações em uma planilha que vai levantar as maiores produções. Uma comissão técnica vai analisar a produção e apontar as vencedoras. O desempenho das sericultoras será avaliado até 30 de maio de 2025. A cerimônia de premiação ocorrerá em agosto do próximo ano e a viagem em novembro de 2025.

continua após publicidade

O Paraná é líder nacional na sericicultura, produzindo 86% da seda do Brasil, seguido por São Paulo (10%) e Mato Grosso (4%). Grande parte dessa produção tem origem em propriedades familiares, onde a sericicultura é uma forma de diversificar a produção, e as mulheres são parte importante dessa cadeia produtiva. De acordo com Gianna Maria Cirio, gerente da Câmara Técnica do Complexo de Seda do Paraná, a criação do bicho da seda é uma atividade minuciosa que exige a observação regular do plantel, cuidados com o manejo e alimentação. Para ela, são atividades que as mulheres vêm desempenhando com muita competência.

O fio de seda paranaense é exportado para a França, Itália, Japão, Índia e China. No ano passado a sericicultura rendeu R$ 39,2 milhões, com a produção de 1,4 mil toneladas, de acordo com dados preliminares do Departamento de Economia Rural (Deral). O município de Nova Esperança, considerado capital nacional da seda, lidera a produção com 138,8 toneladas de casulos produzidos, em 277,6 hectares, que geraram um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 4,1 milhões no ano passado. Dos 399 municípios paranaenses, 153 atuam com a sericicultura. A atividade envolve cerca de 1,3 mil produtores no Estado.



						
							Inscrições para o Concurso Seda Paraná terminam em novembro
Foto por IDR
Inscrições para o Concurso Seda Paraná terminam no próximo mês
continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

continua após publicidade

MISSÃO NA ÍNDIA - O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), firmou parceria com a Associação da Seda da Índia (Silk Association of India - SAI) para apoio no desenvolvimento da cadeia da sericicultura no Paraná. As tratativas foram realizadas no último dia 15 de outubro durante missão da Seab para a Índia para conhecer a experiência milenar nessa que é uma das mais importantes atividades agropecuárias do país asiático. A SAI é uma organização não governamental sediada em Bangalore, que tem entre seus objetivos o desenvolvimento da indústria da seda, a prestação de serviços de consultoria e treinamento, o apoio tecnológico e o estabelecimento de laços e parcerias com governos e organizações que trabalham com essa cadeia dentro e fora da Índia.

A comitiva liderada pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, também visitou o Instituto Tecnológico de Pesquisa da Seda (CSTRI), do Ministério de Têxteis da Índia, e a Central Silk Board, estatal dedicada a pesquisas, desenvolvimento e transferência de tecnologia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Inscrições para o Concurso Seda Paraná terminam em novembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!