MAIS LIDAS
VER TODOS

"Andarilho Moderno"

Inovação: morador de rua é flagrado pedindo Pix em semáforo

Um homem em situação de rua decidiu inovar e adotou o Pix como forma de receber dinheiro

Da Redação

·
Inovação: morador de rua é flagrado pedindo Pix em semáforo
Icone Camera Foto por Plantão 190
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.09.2021, 08:51:04 Editado em 02.09.2021, 08:51:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Motoristas registraram uma situação inusitada na última terça-feira (31): um morador de rua "moderno". O flagrante foi feito na Rua Visconde de Nacar, no Centro de Curitiba, Paraná.

continua após publicidade

Um homem em situação de rua decidiu inovar e adotou o Pix como forma de receber dinheiro nas ruas da capital paranaense. Ele parou em um semáforo e colocou uma placa escrita: "Andarilho Moderno", seguido por seu número para transferência.

A inovação atraiu a atenção dos motoristas que passavam pelo local.

continua após publicidade

Entenda como funciona o PIX, novo sistema de pagamentos

Em novembro do ano passado entrou em operação um novo sistema de pagamento e transferências criado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), o PIX. O serviço substituiu as formas de transferências DOCs e TEDs, por ser gratuito, instantâneo e estar disponível a qualquer hora.

O sistema funciona de forma integrada, gerenciada pelo Banco Central para recebimentos e pagamentos. As maioria das transações é aprovada e finalizada em até 10 segundos.

continua após publicidade

Segurança

A alta procura pelo PIX chamou a atenção de golpistas que já começaram a usar técnicas antigas de roubo de dados para enganar clientes durante o cadastramento na plataforma. A empresa de segurança digital Kaspersky divulgou em seu site oficial que encontrou mais de 60 sites falsos, que usam as técnicas de "phishing" para o roubo de informações. O termo phishing faz alusão à pescaria, pois golpistas usam o PIX como 'isca' para que a vítima entregue seus dados, com promoções falsas, instalação de softwares e indução da entrega de informações em cadastro falso.

A recomendação do Banco Central é que o usuário sempre realize o cadastramento de chaves – e, no futuro, quaisquer operações com o PIX – por meio das plataformas dos bancos ou financeiras. As instituições financeiras, por sua vez, alertam que nunca pedem senhas ou código de validação de transações (tokens) fora de seus canais digitais.

continua após publicidade

Saiba como usar

A operação do sistema se dá pelo cadastramento do Pix na conta bancária, integrada ao Departamento de Operações Bancarias (Deban) reconhecidos por meio de dados como RG, CPF, número de celular, e-mail, ou CNPJ, ou uma senha escolhida.

Estes dados funcionarão como chaves de permissão de operação do sistema. Pessoas físicas poderão registrar até 5 chaves e jurídicas, até 20 chaves.

Todo sistema é digitalizado. Após a escolha da chave, já é possível operacionalizar, por meio da instituição financeira a qual fez a escolha e já mantem vínculo. Mas, o sistema pode recusar enviar se não houver crédito na conta.

O BC confirmou que as instituições financeiras poderão reter transferências e pagamentos feitos por meio do PIX em caso de suspeita de fraude.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Inovação: morador de rua é flagrado pedindo Pix em semáforo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!