MAIS LIDAS
VER TODOS

conquista

Indústrias paranaenses alcançam melhor resultado do país em 2023

O Estado conquistou o maior nível da produção industrial desde janeiro de 2012, com um crescimento de 5,4%

Da Redação

·
A divulgação foi feita pelo IBGE
Icone Camera Foto por reprodução/José Fernando Ogura/AEN
A divulgação foi feita pelo IBGE
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2024, 09:48:18 Editado em 15.01.2024, 09:48:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O crescimento de 5,4% na indústria paranaense em novembro de 2023, o melhor resultado do país, fez com que o Paraná conquistasse o maior nível da produção industrial desde janeiro de 2012. O Estado chegou ao índice de 113.82591 no mês, segundo a Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta sexta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até então, o maior índice da produção paranaense na série histórica do IBGE tinha sido alcançado em dezembro de 2011, quando chegou ao patamar de 122.45216.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Serviço aeromédico do PR bate recorde com 4 mil atendimentos em 2023

O indicador do IBGE mede as variações no volume físico de bens e serviços produzidos pela indústria ao longo do tempo, sem considerar as oscilações nos preços desses produtos. São analisados 1.042 itens fabricados em cerca de 12,5 mil unidades industriais de 15 localidades brasileiras.

continua após publicidade

O Paraná vem observando um crescimento sucessivo na atividade industrial desde agosto do ano passado, quando o índice de produção industrial chegou a 104.72617. Com isso, a expansão acumulada no Estado foi de 14,5% ao longo de quatro meses, na comparação entre novembro e julho de 2023. Nacionalmente, a média foi de 0,9% no período.

O ritmo na produção industrial também ultrapassou os números pré-pandemia. Se comparado a fevereiro de 2020, a indústria do Paraná observou um crescimento 9,6%. Em relação a março daquele ano, a expansão foi de 23,8%.

“No início da década passada, a política econômica nacional era artificialmente expansionista, com uma queda forçada na taxa de juros e uma série de desonerações na indústria que levaram aos níveis positivos da época. Isso torna o resultado de novembro de 2023 do Paraná ainda mais expressivo”, explica o diretor de Pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki.

continua após publicidade

EXPANSÃO DA ECONOMIA:

O resultado positivo na indústria confirma o bom momento da economia do Paraná. Com avanço de 6,9%, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu mais do que o dobro da média nacional nos três primeiros trimestres de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. O PIB do Estado somou R$ 485,8 bilhões no acumulado de janeiro a setembro, o que representa 6,1% do total do PIB brasileiro, que fechou os três primeiros trimestres com R$ 8 trilhões.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Outro indicador, desta vez calculado pelo Banco Central, coloca o Paraná como o estado com o maior crescimento da atividade econômica do País entre janeiro e outubro de 2023, na comparação com os dez primeiros meses do ano anterior. Segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), o aumento, no período, foi de 9,1%, bem acima da média nacional, de 2,4%. O IBCR incorpora as informações sobre o desempenho da economia nos setores agropecuário, industrial, de serviços e de comércio a partir das pesquisas mensais do IBGE.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Indústrias paranaenses alcançam melhor resultado do país em 2023"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!