MAIS LIDAS
VER TODOS

Agricultura

Indústria de mel é a 3° certificada no Susaf-PR em Francisco Beltrão

Na quinta-feira (26), foi feita a certificação de mais uma agroindústria de Francisco Beltrão ao selo Susaf-PR, dessa vez a Indústria de Extração e Beneficiamento de Produtos de Abelha, responsável pelo envasamento do Mel Sudoeste, Mel Apiários Tosetto e

Da Redação

·
Indústria de mel é a 3° certificada no Susaf-PR em Francisco Beltrão
Icone Camera Foto por Laísa Brigantini
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.11.2020, 16:30:11 Editado em 27.11.2020, 16:30:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na quinta-feira (26), foi feita a certificação de mais uma agroindústria de Francisco Beltrão ao selo Susaf-PR, dessa vez a Indústria de Extração e Beneficiamento de Produtos de Abelha, responsável pelo envasamento do Mel Sudoeste, Mel Apiários Tosetto e Adimel.

continua após publicidade

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte permite que as empresas vendam seus produtos em todo o território do Paraná. Presença dos produtores Nilton Laabs, Valdecir Tosetto e Ademir Perez, da chefe do escritório regional da Secretaria de Agricultura (SEAB), Denise Chiapetti Adamchuk, do secretário municipal de Agricultura, Claudiomar Decarli, e do deputado estadual Reichembach (PSC), líder do Bloco Agropecuário na Assembleia Legislativa do Paraná.

O deputado Reichembach ressaltou a importância do selo para as pequenas agroindústrias familiares. “Os produtos coloniais têm sido cada vez mais visados pelo mercado, pois são de muita qualidade, e por isso, possibilita que nossas agroindústrias aumentem suas vendas e gera benefício para todos”, afirma.

continua após publicidade

A chefe do escritório regional da SEAB, Denise Chiapetti Adamchuk, destaca os desafios para que outros municípios possam aderir à certificação. “O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) das cidades precisa estar muito bem organizado, bem como o controle de qualidade e questões de saúde alimentar”, ressalta. Para Denise, o Susaf transformou o Sudoeste, que possui mais de 230 agroindústrias familiares em sua regional.

Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado somente neste ano durante a Expobel em Francisco Beltrão, após um conjunto de esforços, em particular do secretário de Agricultura, Norberto Ortigara. Francisco Beltrão foi o primeiro município do Paraná a aderir ao Susaf, programa destinado em especial à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que esteja registrada no SIM.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Indústria de mel é a 3° certificada no Susaf-PR em Francisco Beltrão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!