MAIS LIDAS
VER TODOS

Movimentação ⛴

Importação cresce 14% nos portos paranaenses nos cinco primeiro meses

Contêineres, malte e trigo lideram a alta na comparação com o mesmo período de 2023

Da Redação

·
Portos do Paraná movimentam 6% a mais de cargas no acumulado do ano
Icone Camera Foto por Claudio Neves/Portos do Paraná
Portos do Paraná movimentam 6% a mais de cargas no acumulado do ano
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.06.2024, 10:57:45 Editado em 21.06.2024, 10:58:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os primeiros cinco meses deste ano registraram um aumento de movimentação de cargas para importação nos portos paranaenses. Houve um crescimento de 14% em relação a 2023, passando de 9.074.119 toneladas para 10.335.801 toneladas movimentadas de janeiro a maio de 2024.

continua após publicidade

“O crescimento na importação mostra que temos estrutura e logística eficientes para operar estas cargas e atender a demanda de mercado” pontuou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

📰- LEIA MAIS: Sanepar recebe equipe de robótica que conquistou prêmio nos EUA

continua após publicidade

Entre as commodities que mais cresceram no período está o trigo, um dos principais cereais utilizados na alimentação humana e animal. Com alta de 28% na movimentação, passou de 134.607 toneladas no ano passado para 171.849 toneladas este ano. O principal responsável por este crescimento foi a baixa qualidade do produto colhido no País na última safra.

“Este ano o Brasil está importando mais trigo, mas está exportando bastante também. O trigo de baixa qualidade, que não se usa aqui, vira ração em outros países. Um movimento incomum o Brasil exportar trigo, uma vez que não somos autossuficientes na produção do cereal. O que ocorre é que estamos aumentando a produção, mas ainda não conseguimos garantir a qualidade do produto”, disse o conselheiro administrativo da Portos do Paraná, Giovani Ferreira.

Outra carga que apresentou aumento de movimentação foi o malte, produzido através da cevada, que é de extrema importância para a indústria cervejeira nacional. A importação do produto passou de 215.906 toneladas no ano passado para 227.357 toneladas movimentadas este ano (5%).

continua após publicidade

📲Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

A movimentação de contêineres também subiu de 231.269 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner) para 320.054 TEUs (38%). Os eletroeletrônicos, químicos e automotivos foram as cargas responsáveis por este aumento.

“As estratégias logísticas permitem uma maior movimentação de cargas e agilidade na atracação e desatracação dos navios, mantendo a eficiência e aumentando a produtividade”, pontuou o diretor de Operações, Gabriel Vieira.

FERTILIZANTES - Os fertilizantes apresentaram estabilidade na movimentação do período, com 3.924.545 toneladas, em 2023, para 3.903.832 toneladas de janeiro a maio (-1%). O Paraná segue como a principal porta de entrada da commodity no Brasil. Atualmente, a capacidade estática de armazenagem passa de 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Importação cresce 14% nos portos paranaenses nos cinco primeiro meses"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!