Paraná

IBGE abre Processo Seletivo com mais de 4 mil vagas no PR; confira

O processo, que inicia as inscrições nesta quinta-feira (09), não necessita de pagamento de taxa, nem de realização de provas

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
No total, são 48.535 vagas e a previsão de duração do contrato de trabalho é de até três meses
fonte: Acervo/IBGE
No total, são 48.535 vagas e a previsão de duração do contrato de trabalho é de até três meses

Nesta quinta-feira (09), o IBGE abriu as inscrições para o Processo Seletivo com 4.359 vagas no Paraná. As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo Demográfico 2022, na função de recenseador - responsável por realizar entrevistas nos domicílios.

continua após publicidade

No total, são 48.535 vagas distribuídas em todo o território brasileiro e a previsão de duração do contrato de trabalho é de até três meses, podendo ser prorrogado. 

As inscrições vão até o dia 15 de junho, quarta-feira, e o candidato deve se inscrever através do site oficial. O Processo seletivo não necessita de pagamento de taxa, nem de realização de provas. O requisito mínimo para o cargo é ter ensino fundamental completo.

continua após publicidade

Os recenseadores são remunerados por produtividade, com base na quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando, ainda, a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE disponibiliza um simulador para que os interessados possam estimar quanto receberão.


As vagas

continua após publicidade

As vagas estão distribuídas por mais de 380 municípios do Paraná. O maior número de vagas se concentra em Curitiba (835), Londrina (194), Cascavel (175), São José dos Pinhais (159), Colombo (155) e Maringá (149).

Dentre as 4.359 vagas, 2.523 são para concorrência ampla, 458 reservadas para pessoas com deficiência e 1.378 para pessoas pretas e pardas.


continua após publicidade

A seleção

O candidato deverá comprovar a conclusão no ensino fundamental, que vale 1 ponto; ensino médio incompleto (3 pontos), ensino médio completo (5 pontos), curso de graduação incompleto (7 pontos) ou curso de graduação completo (10 pontos). As titulações não são cumulativas.

Em caso de igualdade na nota entre candidatos, os critérios de desempate são, nesta ordem, candidato que tiver idade igual ou superior a sessenta anos completos até o último dia de inscrição, candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado e, por fim, o candidato com maior idade.

Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo site.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News