MAIS LIDAS
VER TODOS

Desenvolvimento

IAT conta com parcerias para atendimento de animais silvestres

IAT conta com parcerias para atendimento de animais silvestres

Da Redação

·
IAT conta com parcerias para atendimento de animais silvestres
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.09.2020, 15:15:00 Editado em 16.09.2020, 15:15:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Água e Terra (IAT) soma esforços por meio de parcerias com universidades e Organizações Não Governamentais para reforçar, em todo o Estado, o atendimento veterinário da fauna silvestre vitimada. Estas parcerias são importantes porque ajudam a implantar os Centros de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). Os principais benefícios para a fauna é o atendimento condigno desde o seu recebimento até a destinação final, seja para cativeiro ou retorno à natureza.

continua após publicidade

Os Centros de Apoio à Fauna Silvestre oferecem melhor estrutura para o tratamento dos animais. “O IAT fica em contato constante com esses parceiros para acompanhar a saúde do animal e decidir em conjunto a melhor destinação para eles”, relata a bióloga e chefe do setor de Fauna do IAT, Paula Vidolin.

É o caso do filhote de Gato-do-mato (Leopardus guttulus) que foi resgatado nesta terça-feira (15) em uma lavoura na região de Londrina. A mãe morreu atropelada por uma colheitadeira e o filhote foi encaminhado ao Centro Universitário Filadélfia de Londrina (UniFil) para avaliação e cuidados.

continua após publicidade

“Batizamos ela de Mily e está recebendo todos os cuidados que um filhote necessita com a ausência da mãe. Iremos trabalhar para futuramente reinseri-la novamente à natureza”, explica a diretora do Hospital Veterinário da UniFil, Mariana Cosenza. Faz 5 anos que o Hospital recebe animais encaminhados pela Polícia Ambiental e IAT de Londrina.

BENEFÍCIOS - Para as instituições envolvidas, os benefícios estão na otimização do uso de estruturas já existentes e disponíveis aos animais, além de aprimoramento técnico-científico, mediante a formação de profissionais na área, residência técnica e, principalmente, possibilidade de cumprir com a vocação e atribuição que lhes compete quanto à conservação da fauna, educação e formação de pessoal.

REDE- Juntamente com a implantação dos CAFS, é estabelecida uma rede de hospitais escola temáticos e especializados no atendimento da fauna silvestre.

continua após publicidade

Atualmente são cinco parceiros oficias (termos de parceria em fase de assinatura) que ajudam nos procedimentos e cuidados. Depois que o animal tem alta, o IAT faz a destinação. Outras novas parcerias estão em discussão para implantação a partir de 2021.

INVESTIMENTO - O Governo do Estado está investindo, neste ano, R$ 1 milhão em um conjunto de ações para a preservação da fauna silvestre. Os recursos são aplicados em iniciativas pró-fauna, voltadas para a gestão e conservação de espécies presentes no bioma paranaense e na educação ambiental.

Entre as Iniciativas Pró-Fauna estão a implantação e a manutenção de centros para apoio e triagem dos animais e a gestão compartilhada da fauna silvestre com os municípios. As ações promovidas pelos CAFS também estão na lista de projetos para o Programa de Conversão de Multas.

continua após publicidade

Técnicos do IAT são capacitados para ocorrências com animais silvestres

Para realizar os atendimentos em situações que envolvem animais silvestres, cerca de 40 técnicos e residentes dos Escritórios Regionais do Instituto Água e Terra (IAT) participaram de sete cursos sobre gestão nesta área.

Com duração de quase dois meses, totalizando 21 horas, a capacitação terminou nesta semana e foi feita 100% online. Ele foi ministrado pelas Equipes da Divisão de Estratégias e Conservação e do Setor de Fauna do IAT.

O objetivo foi prestar esclarecimentos e orientações aos Escritórios Regionais em atendimentos relacionados à fauna silvestre. “Tivemos um aumento muito grande de animais silvestres circulando em áreas urbanas nos últimos meses. Isso acontece devido à expansão urbana, que invade o habitat natural das espécies e os atraem para as cidades, seja por curiosidade ou a procura de um novo endereço para se estabelecer”, destaca Paula Vidolin.

O curso foi pensado dentro da ação Fauna em Pauta para a formação continuada dos técnicos do IAT. “Houve bastante adesão dos servidores do Instituto que atuam nessa área e o retorno que recebemos dos participantes foi bem positivo, o que nos motiva a elevar o padrão de atendimento aos cidadãos em casos envolvendo esses animais”, completou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "IAT conta com parcerias para atendimento de animais silvestres"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!