Hábitos saudáveis são essenciais para prevenir problemas cardíacos - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Saúde

Hábitos saudáveis são essenciais para prevenir problemas cardíacos

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Neste 29 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Coração, a Secretaria de Estado da Saúde alerta a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis, como boa alimentação, atividade física e combate ao estresse para evitar problemas cardíacos.

As doenças do aparelho circulatório são as que mais matam no País e representam 28% de todas as ocorrências no Paraná. De acordo com dados consolidados no sistema Datasus/2018 do Ministério da Saúde, aproximadamente 56 pessoas por dia morrem no Estado em decorrência dessas doenças, ou seja, uma a cada 26 minutos.

Segundo a secretaria, com a pandemia da Covid-19 muitos usuários em tratamento para hipertensão arterial sistêmica e outros quadros associados deixaram de frequentar as Unidades Básicas de Saúde para acompanhamento.

“Passados seis meses de pandemia, é imprescindível que os pacientes retomem os devidos tratamentos, tomando os cuidados com as medidas de prevenção do coronavírus. Desta forma podemos diminuir a probabilidade de atendimentos de urgência por agravamento do quadro de saúde”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com dados da pasta, 82% das pessoas que morreram por Covid-19 tinham fatores de risco e em aproximadamente 47% dos casos a doença cardiovascular crônica estava presente, sendo a comorbidade mais associada aos óbitos. Já nos casos confirmados, cerca de 35% dos pacientes sofrem de algum problema cardíaco.

“Esses dados reforçam a necessidade dos cuidados que devemos ter. Quando falamos de prevenção e promoção da saúde, a adoção de uma alimentação adequada e saudável, associada à prática regular de atividade física, diminuição do consumo de bebida alcoólica e cigarro, e ações de combate ao estresse promovem uma importante redução dos fatores de risco e melhora da qualidade de vida”, completou o secretário.

FATORES DE RISCO - Segundo a Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2019), os principais fatores de risco cardiovasculares são: hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, sedentarismo, sobrepeso e obesidade, colesterol alto e histórico familiar. Pessoas que apresentam maior número de fatores de risco podem ter progressão da doença em ritmo muito mais acentuado.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital do Coração (HCor), elaborou a estratégia da “Alimentação Cardioprotetora Brasileira”, que tem por objetivo subsidiar a orientação nutricional e dietética realizada pelos diferentes profissionais e facilitar a compreensão dos indivíduos, contribuindo para sua adesão às orientações.

“Precisamos valorizar a comida tradicional brasileira, excluir a ingestão de alimentos ultraprocessados, respeitando a regionalidade, a cultura e hábitos locais, contribuindo para a promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares e seus fatores de risco”, explica a nutricionista Cristina Klobukoski, da Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física da Sesa.

AÇÃO – Como forma de contribuir para a atualização dos profissionais de saúde nessa temática, a Secretaria da Saúde, por meio da Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física, distribuiu para todas as Unidades de Saúde do Estado o material “Alimentação Cardioprotetora: Manual de orientações para profissionais de saúde da Atenção Básica” e a cartilha “Alimentação Cardioprotetora”.

Nesta quarta-feira (30) será realizada pelo HCor, de forma online, a “Oficina Alimentação Cardioprotetora”, que contará com a participação de 300 nutricionistas do Paraná, atuantes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde.

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Foto por Agência de Notícias do Paraná
Foto por Agência de Notícias do Paraná

Deixe seu comentário sobre: "Hábitos saudáveis são essenciais para prevenir problemas cardíacos"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.