MAIS LIDAS
VER TODOS

Você conhece?

Há cem anos nascia Cesar Lattes, reconhecido como referência mundial

O sobrenome do físico paranaense foi atribuído ao maior sistema de currículos virtuais

Da Redação

·
César Lattes nasceu em 11 de julho de 1924, em Curitiba-PR
Icone Camera Foto por Arquivo Central/Siarq-Unicamp
César Lattes nasceu em 11 de julho de 1924, em Curitiba-PR
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.07.2024, 10:20:01 Editado em 11.07.2024, 10:20:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na década de 40, com apenas 23 anos, ele descobriu o Meson Pí ou Pion, estrutura que explica a estabilidade da matéria, que é tudo que nos rodeia, tem peso e ocupa espaço.

continua após publicidade

Nesta quinta-feira (11) se comemora o centenário do físico Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, que se tornou mundialmente conhecido com uma descoberta inédita na Física, na década de 40.

📰-LEIA MAIS: Museu do Futebol reabre com espaço a Pelé e ao futebol feminino

continua após publicidade

Nascido em 11 de julho de 1924, em Curitiba, César Lattes graduou-se em física e matemática, pela Universidade de São Paulo (USP) e com apenas 19 anos tinha trabalhos publicados em revistas internacionais de Física falando sobre a origem dos elementos do universo.

Com 23 anos, ele descobriu o Meson Pí ou Pion, estrutura que explica a estabilidade da matéria, que é tudo que nos rodeia, tem peso e ocupa espaço.

Uma das mais marcantes homenagens ao físico paranaense é que o sobrenome dele foi atribuído ao maior sistema de currículos virtuais, criado e mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), a plataforma Lattes.

continua após publicidade

Ele foi casado com Marta Siqueira Lattes e teve quatro filhas. Lattes morreu em 2005, em Campinas, aos 80 anos.

📲Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Descoberta inédita

continua após publicidade

De acordo com a física, professora da Universidade Estadual de Campinas e ex-aluna de Lattes, Carola Chinelatto, no inicio do século vinte já era de conhecimento da ciência que a matéria era composta por átomos e que tinha um núcleo onde elétrons giravam em torno.

Na década de 30, descobriu-se que dentro do núcleo dos átomos haviam prótons e nêutrons. Nesta época, segundo a professora, um estudioso previu teoricamente, a existência de uma partícula, que nas contas dele, teria uma massa, o meson, meio, que ficava entre a massa do elétron e a massa do próton.

continua após publicidade

						
							Há cem anos nascia Cesar Lattes, reconhecido como referência mundial
Foto por Central/Siarq-Unicamp
"Os estudos do professor Lattes é que comprovaram a existência dessa massa, partícula. O meson Pí é tão importante porque ele é a cola, é responsável pela força nuclear, para juntar os prótons e compensar aquela tendência de um próton para cada lado. Os mésons fazem os núcleos terem estabilidade para os prótons se juntarem formando um núcleo atômico. Sem ela não teria uma matéria estável".

“A palavra cientista me incomoda um pouco, dá impressão de professor pardal e também do camarada o cientista, que é um ser amoral, que não está preocupado com o que vai acontecer com a descoberta dele. Então eu não sou cientista, eu sou professor.”

Lattes retornou ao Brasil após os estudos no exterior e foi professor na Unicamp e USP.

As pesquisas de Lattes renderam a ele diversas premiações, como o Prêmio Einstein, em 1950, o Fonseca Costa, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Ciêntífico e Tecnológico (CNPQ) em 1958, o Bernardo Houssay, da Organização dos Estados Americanos (OEA), em 1978, e o Prêmio da Academia de Ciência do Terceiro Mundo (TWAS), em 1988.

Ele também foi tema do samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira em 1947. A música Ciência e Arte, foi uma parceria de Cartola e Carlos cachaça. Em 1997 a canção foi regravada por Gilberto Gil no álbum Quanta, premiado com o Grammy na categoria World Music.

Educação

A educação era algo que Lattes valorizava como ele declarou em 1995

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Há cem anos nascia Cesar Lattes, reconhecido como referência mundial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!