MAIS LIDAS
VER TODOS

PRÉ-CANDIDATO AO SENADO

Guto Silva diz que PR merece mais retorno em investimentos federais

Ex-chefe da Casa Civil, diz que Estado precisa aumentar a voz e mudar comportamento político para obter mais retornos pelo que produz ao país

Da Redação

·
O deputado estadual Guto Silva, que foi o chefe da Casa Civil do Governo do Estado nos últimos três anos, vem percorrendo o interior
Icone Camera Foto por TNOnline
O deputado estadual Guto Silva, que foi o chefe da Casa Civil do Governo do Estado nos últimos três anos, vem percorrendo o interior
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.06.2022, 14:03:38 Editado em 25.07.2022, 09:04:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O deputado estadual Guto Silva, que foi o chefe da Casa Civil do Governo do Estado nos últimos três anos, vem percorrendo o interior, agora como pré-candidato ao Senado da República. Para ele, o maior desafio do Paraná, nesse contexto, é deixar de ser acanhado para fora das suas divisas, e aumentar a voz para assegurar mais investimentos federais. Para ele, historicamente, o estado recebe menos retorno do que o tanto que o Paraná produz para o país.

continua após publicidade

Guto Silva esteve nesta quarta-feira em Arapongas, nesta quinta-feira (09) foi a Maringá para encontros com lideranças de vários setores da sociedade. Antes, passou por Apucarana, onde fez uma visita à Tribuna para falar de sua pré-candidatura. “Tenho conversado com representantes de vários segmentos da sociedade, desde o setor produtivo até os movimentos sociais e ongs. Isso nos permite alinhar a pauta à realidade de nossa gente”, diz. O trabalho na casa civil, garante, permitiu nesses três anos uma leitura refinada do estado, “de conhecer bem as diferentes realidades que encontramos dentro do estado”, afirma.

Segundo ele, politicamente falando, o Paraná precisa deixar de ser acanhado em sua cultura de representação política fora das divisas. “Nós somos a quarta economia do país, atrás apenas de São Paulo, Rio e Minas, com populações maiores que as nossas”, lembra, destacando que, historicamente, no entanto, o estado recebe menos investimentos que outros estados que produzem menos que o Paraná.

continua após publicidade

“Nosso agro é um orgulho, nossa indústria é competitiva. Nossos comércio e serviços são o grande empregador. Há um espírito de produção, de trabalho intenso. Mas não vejo esse espírito no Senado. Fica distante da realidade de nossa gente, do setor privado, que tem pressa. Isso é o que me motiva. Levar esse nosso sentimento, esse nosso DNA paranista para o Senado”, resume.

Para Guto Silva, é preciso romper a “tradição ruim de ser tímido” na esfera federal. “Temos que mudar essa realidade”, levando para o mundo político representativo essa “dinâmica forte do estado”, como forma de assegurar mais investimentos federais como compensação justa ao estado.

Para o deputado, não faz sentido que o Paraná obtenha menos volume de investimentos federais quando comparados a outros estados, como Rio Grande do Sul, por exemplo. “Precisamos levantar nossa voz, nos posicionarmos com mais força, com a força de nossa produção, de nossa contribuição ao pais. Somos indutores da economia. O Paraná é uma das maiores locomotivas do país. Veja, nosso agro dobra de tamanho a cada 10 anos. Precisamos ser compensados”, afirma Guto Silva.

continua após publicidade

Para ele, o Paraná precisa ser mais pragmático nas ações para melhorar a vida dos paranaenses. “Minha agenda é bairrista mesmo, é paranista. Cansei de ouvir grandes debates e grandes discursos que, na prática, não trazem melhorias para a gente de nosso estado”.

Exemplo disso, mostra Guto Silva, é o projeto federal de mudança do ICMS sobre os combustíveis. “Da forma como está, o modelo beneficia estados menos produtivos que o nosso. Isso exige uma análise mais crítica. Paraná não pode ser penalizado de novo, de ter que carregar esse fardo. Tem que olhar pro cidadão, que vive a inflação e os preços muito altos dos combustíveis. Mas nesse modelo proposto, Paraná será penalizado de novo. E isso não pode”, diz.

continua após publicidade

Guto Silva afirma que pelo projeto federal sobre o tema, o Paraná teria um prejuízo anual na casa de R$ 8 bilhões, com a redução do ICMS sobre combustíveis. E a compensação seria de apenas R$ 200 milhões. “É claro que tem que reduzir preços dos combustíveis, porque está difícil sobreviver. Tem que achar outra forma. É pauta do Senado. Tem que rediscutir isso com muito zelo porque o Paraná não pode pagar mais por essa conta, que já pagamos”, finaliza. ASSISTA:




GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Guto Silva diz que PR merece mais retorno em investimentos federais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!