Paraná

Guaratuba registra surto de casos de vômito e diarreia

Segundo a Secretaria de Saúde, em cinco dias, foram confirmados 946 casos na cidade

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Guaratuba registra surto de casos de vômito e diarreia
fonte: Arnaldo Alves/AEN

O pronto socorro de Guaratuba, cidade localizada no litoral do Paraná, registrou entre os dias 31 de dezembro e 4 de janeiro 946 casos de diarreia e vômito. Cerca de 80% do total de atendimentos feitos no local foram destinados às pessoas com os sintomas.

continua após publicidade

Conforme a Secretaria de Saúde, o aumento dos casos tem relação com a grande visitação no litoral nas últimas semanas por conta das festas de final de ano e férias. 

Por causa do problema, o tempo de espera para atendimento no local tem aumentado, mesmo com reforço na equipe médica, ainda de acordo com a secretaria. Foi montado um espaço destinado para observação dos casos de diarreia e vômitos. A secretaria ainda informou que coleta material para determinar qual tipo de vírus está circulando na cidade.

continua após publicidade

Como reduzir a contaminação

De acordo com a pasta, alguns fatores contribuem para a proliferação dos casos e alguns cuidados básicos podem ajudar na prevenção. Entre as dicas estão fazer a higiene correta das mãos, evitar tocar o rosto com as mãos sujas ou não lavadas, usar álcool em gel, frequentar estabelecimentos com alvará de licença em dia, evitar alimentos gordurosos, armazenar os alimentos refrigerados corretamente e evitar consumo de água que não seja potável. 

Com informações do site g1. 

Tags relacionadas: #Guaratuba #Litoral #paraná #surto