MAIS LIDAS
VER TODOS

TURISMO

Gruta dos Jesuítas é reaberta no Paraná; saiba quando visitar

Caverna é o principal atrativo turístico do Parque Estadual de Campinhos, em Cerro Azul e Tunas do Paraná

Da Redação

·
Partindo de Curitiba, o acesso principal ao parque é feito pela BR-476 no km 63
Icone Camera Foto por Carlos Vicelli/IAT
Partindo de Curitiba, o acesso principal ao parque é feito pela BR-476 no km 63
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.01.2024, 15:36:21 Editado em 04.01.2024, 15:36:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após perícia técnica do Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná (GEEP), a Gruta dos Jesuítas, principal atrativo turístico do Parque Estadual de Campinhos, foi reaberta para os visitantes nesta quinta-feira (4). O local estava interditado desde novembro em razão de danos estruturais causados pelas fortes chuvas que castigaram a região no fim do ano passado.

continua após publicidade

A gruta tem extensão de aproximadamente 550 metros e é composta por formações rochosas (espeleotemas) como estalagmites, estalactites, colunas, cortinas, travertinos, entre outros. A Unidade de Conservação (UC) está localizada em Cerro Azul e Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba, e é administrada pelo Instituto Água e Terra (IAT).

- LEIA MAIS: Quer uma muda de planta? Aplicativo do IAT chega à App Store; entenda

continua após publicidade

“Estamos reabrindo a caverna porque ela está apta para receber os visitantes com segurança após a liberação por parte do grupo técnico”, disse a gestora do Parque Estadual de Campinhos, Eloise Regina Capetti.

Além da gruta, outros pontos indicados para visitação são a Trilha da Floresta, com aproximadamente 900 metros de caminhada, e a mata nativa, composta por vegetação original da Floresta com Araucárias.

Funcionamento

O Parque Estadual de Campinhos recebe visitantes durante todos os dias da semana (exceto às terças-feiras), das 8h às 17h. O passeio pela Gruta dos Jesuítas funciona no mesmo período, de segunda à sexta. Nos fins de semana e feriados são disponibilizados apenas dois horários: 10h30 e 14h30. Para grupos com mais de 15 pessoas é necessário agendamento prévio pelo telefone (41) 3659-1428. A entrada na caverna é permitida para pessoas a partir de seis anos. Não há cobrança de ingresso.

Como Chegar

Partindo de Curitiba, o acesso principal ao parque é feito pela BR-476 (Estrada do Ribeira), no km 63. O trajeto dura aproximadamente duas horas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Gruta dos Jesuítas é reaberta no Paraná; saiba quando visitar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!