Um paciente de 48 anos ficou surpreso ao conferir o resultado de um exame que realizou recentemente. Rangel Almeida, morador de Sertanópolis, viajou cerca de 45,6 quilômetros até Londrina, no norte do Paraná, na sexta-feira (11), para realizar um ultrassom em uma clínica particular, conveniada ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).
O exame foi feito após ele notar que estava com protuberâncias perto da cicatriz de uma cirurgia bariátrica que realizou. Antes de realizar o exame, Rangel procurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que solicitou o ultrassom.
Durante o exame, o profissional responsável informou que ele estava com duas hérnias, e presença de gordura no fígado. O documento com o que seria esse resultado foi encaminhado até a UBS de Sertanópolis na quarta-feira (18).
No entanto, quando a esposa de Rangel pegou o envelope, ligou para o marido e brincou que ele seria "mãe". O homem, que tem dois filhos, só foi entender quando ela explicou que o exame estava com o laudo de gravidez de uma mulher. "São duas hérnias, acho que são gêmeos", Rangel brincou em entrevista à RPC, filial da Rede Globo no Paraná.
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De acordo com Rangel, o documento traz detalhes sobre uma gestação de 23 semanas e dois dias, além do comprimento do fêmur e peso do bebê. Além disso, imagens do ultrassom que mostram o feto em formação, junto ao nome da paciente verdadeira.
Rangel conta que a esposa fez contato com a clínica, por telefone. Entretanto, ele afirma que disseram a ela que a culpa do erro era do motorista que fez a entrega, mesmo que o nome de Rangel estivesse gravado no documento.
"Fiquei meio constrangido porque a minha esposa entrou em contato com a clínica. Ela ligou. Eu acho que o mínimo que eles tinham que fazer era um pedido de desculpas", afirmou o paciente.
Ainda em entrevista ao RPC, o homem disse que o equívoco poderia ter trazido problemas. "E se uma pessoa tem câncer? E fazem um diagnóstico errado, trocam o paciente e mandam para outra pessoa? A pessoa já ia ficar perplexa", comentou.
Clínica se manifesta
Por meio de um comunicado, a clínica responsável pelo ultrassom afirmou que o equívoco foi causado por erro de digitação na identificação do laudo do paciente. Veja:
"Tão logo a Ultraclin identificou que o resultado do exame do paciente Rangel não era o seu, a Ultraclin o procurou, assim como procurou o motorista da Secretaria de Saúde de Sertanópolis, que foi a pessoa que retirou o resultado do exame do paciente na clínica. O paciente não retornou os contatos efetuados pela Ultraclin, o que causou estranheza", consta no comunicado.
A Prefeitura Municipal de Sertanópolis informou que "não há qualquer registro na ouvidoria municipal, nem qualquer comunicação formal por parte do paciente junto à unidade de saúde". Também destaca que "os resultados, em envelopes fechados, são entregues diretamente ao paciente".
Com informações do G1.
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