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Grandes obras estão sendo feitas nas regiões de Curitiba e Londrina

Modernizações rodoviárias em andamento do Norte ao Sul e do Leste ao Oeste do Paraná

Da Redação

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Esta empreitada tem investimento de R$ 188,25 milhões
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Esta empreitada tem investimento de R$ 188,25 milhões
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.07.2024, 10:28:27 Editado em 15.07.2024, 10:55:10
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Uma rodovia praticamente inteira de concreto no Sudoeste e três grandes obras em São José dos Pinhais, Londrina e Campo Mourão ajudam a explicar a prioridade do Governo do Paraná em grandes obras de infraestrutura. Elas estão dentro de um pacote bilionário de modernizações rodoviárias em andamento do Norte ao Sul e do Leste ao Oeste e que são executadas com recursos próprios do Estado. Junto das novas concessões, o planejamento prevê que nos próximos anos o Paraná tenha a malha mais moderna do País, favorecendo a atração de novas empresas e promovendo desenvolvimento econômico.

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) já está colocando as placas de concreto na obra de restauração da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste. Esta empreitada tem investimento de R$ 188,25 milhões, atendendo um trecho de 45 quilômetros entre os dois municípios. Ela se soma a uma obra anterior de 60 quilômetros, também em concreto, entre o Trevo Novo Horizonte e Palmas, na mesma PRC-280, formando um corredor de escoamento de produção. E o terceiro lote, até Pato Branco, já está contratado.

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Além da restauração em concreto, também serão realizados serviços de implantação de dispositivos de drenagem de águas, sinalização horizontal, sinalização vertical, correção da geometria nas interseções em nível e nos acessos, e demais serviços complementares, como plantio de grama e instalação de defensas metálicas. A previsão de conclusão é em 2025.

Outra obra emblemática acontece em Londrina, segunda cidade mais populosa do Estado. A duplicação da PR-445 tem extensão de 27,07 quilômetros, prevendo a implantação de uma pista nova com duas faixas de rolamento de 3,60m cada, em sentido único, e acostamento externo de 2,50m, separada da pista atual por um canteiro central na maior parte do trecho. Também estão sendo construídas novas pontes e um viaduto, além de passa-faunas, sistema de drenagem de águas e nova sinalização.

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Há algumas semanas foi liberado o tráfego liberado no trecho duplicado do km 0 ao km 14, entre Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, e Tamarana, na região Norte. Com isso, a população já começa a transitar com mais facilidade entre Londrina e Curitiba.

“A PRC-280 é vital para a região Sudoeste e recebe esse projeto-piloto com concreto, algo que já estamos levando para outras obras, como em Goioerê. E a PR-445 era um compromisso com a região Norte. Essa rodovia precisava ser modernizada porque ela foi construída há muitas décadas e já não suportava mais o trânsito de Londrina”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

OUTRAS OBRAS – Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), os condutores que circularem pela rodovia BR-376 em São José dos Pinhais já podem atravessar a pista superior do novo Viaduto do Caminho das Colônias. A empreitada já está 83,18% concluída, devendo ser finalizada em breve. Com a liberação da pista superior, os serviços serão concentrados em finalizar as rotatórias, a passagem inferior, as novas calçadas, o sistema de drenagem de águas e a sinalização rodoviária.

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O viaduto é uma das obras mais importantes em execução em São José dos Pinhais, cujo projeto executivo de engenharia foi elaborado pela prefeitura do município e doado ao DER/PR. Ele contempla a elevação das pistas de rolamento da BR-376 para o tráfego de longa distância, com o trânsito de veículos das vias municipais pela passagem inferior do viaduto e por meio de duas rotatórias. Isso resolve os congestionamentos e longos períodos de espera que marcavam a interseção antigamente.

Já a obra de duplicação em Campo Mourão atingiu 50%. As rodovias PR-317 e PR-840 estão sendo totalmente duplicadas ao longo de 3,7 quilômetros. Além da duplicação, a obra prevê a restauração, a implantação de vias marginais, ciclovias e a instalação de iluminação em LED.

O projeto também contempla acessos ao Parque Industrial da Coamo, ao Centro Universitário, ao Parque de Exposições e ao aeroporto. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2024. O investimento total é de cerca de R$ 50 milhões.

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