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Governo do PR investe R$ 870 milhões em novos contornos rodoviários

O Contorno de Jandaia do Sul tem início logo após o limite com Cambira

Da Redação

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Investimento de R$ 179 milhões
Icone Camera Foto por Alessandro Vieira/CC
Investimento de R$ 179 milhões
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.06.2024, 09:34:03 Editado em 17.06.2024, 09:37:03
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Com a entrega do Contorno de Jandaia do Sul e a retomada das obras do Contorno de Palotina, oficializadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior semana passada, o Governo do Paraná acelera o andamento do cronograma de entregas de novas rodovias, desafogando o trânsito pesado de centros urbanos. Ao todo, o investimento vai superar R$ 870 milhões para mais de 100 quilômetros.

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Entre os concluídos, além de Jandaia do Sul, estão o de Francisco Beltrão, Pato Branco, Wenceslau Braz, Marechal Cândido Rondon, Peabiru, a duplicação do Contorno de Cascavel e os dois contornos ligados à pavimentação da Estrada Boiadeira, em Icaraíma e Santa Eliza, distrito de Umuarama.

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O Contorno de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, tem início logo após o limite com Cambira e segue pelo norte do município até o trevo rodoviário da BR-376 (acesso para Mandaguari) com a BR-369 (acesso para o distrito de São José). Ele recebeu investimento de R$ 179 milhões, fruto de um acordo judicial com a Viapar, e tem seis quilômetros de extensão.

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Outras entregas recentes foram em Wenceslau Braz, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon. O do Norte Pioneiro viabiliza a ligação entre a PR-092 e a PR-422, facilitando os acessos a Santana de Itararé e São José da Boa Vista, e também à divisa entre Paraná e São Paulo. Ele tem três quilômetros de extensão, foi inaugurado em agosto do ano passado, e recebeu R$ 12 milhões de investimento.

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Também em agosto, Francisco Beltrão recebeu um novo trecho da PR-475, ou Contorno Noroeste José Richa, que resolve um gargalo logístico da cidade mais populosa do Sudoeste. O investimento, de mais de R$ 48 milhões simboliza o encerramento de uma espera de anos dos beltronenses para a retirada do trânsito pesado de dentro da cidade. São 5,6 quilômetros de extensão.

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O governador também inaugurou em maio deste ano o Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon, na região Oeste. O trecho de seis quilômetros é uma nova rodovia, batizada de PR-970, que permite uma ligação mais ágil e segura entre a PRC-467 e a BR-163. O Governo do Estado investiu R$ 38 milhões na obra, que era aguardada há dez anos pela população.

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Em Pato Branco, o Contorno Noroeste (PR-916), inaugurado em 2021, liga a BR-158 à PR-493 tira o tráfego pesado do perímetro urbano da cidade, equacionando os problemas de circulação. São 5,28 quilômetros, num investimento de R$ 28 milhões. Em Peabiru, o investimento, dentro do acordo com a Viapar, foi de R$ 106 milhões. Foram construídos seis quilômetros de uma rodovia que liga a PR-317 ao norte da cidade com a PRC-158 ao sul.

Uma das obras mais emblemáticas não é uma construção, mas uma duplicação. O governador Ratinho Junior inaugurou em novembro do ano passado a duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, na região Oeste. O empreendimento, fruto de um investimento de R$ 123 milhões, é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, governo federal e a Itaipu Binacional.

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A obra no contorno contemplou 14,28 quilômetros de construção de pistas paralelas ao antigo contorno e uma nova via de acesso de 4,79 quilômetros entre o contorno e o centro da cidade, por meio da Avenida Brasil e da Avenida das Torres, totalizando mais de 19 quilômetros de obras entregues. Ao todo, segundo o projeto, mais de 500 mil moradores de Cascavel serão beneficiados diariamente pela duplicação do trecho.

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Por fim foram construídos dois contornos na pavimentação da Estrada Boiadeira, concluída em 2023. Foram investidos mais de R$ 281 milhões na obra como um todo, também da parceria da Itaipu Binacional. O contorno de Icaraíma tem 10 quilômetros de extensão e o de Santa Eliza, 3,9 km.

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EM OBRAS – Nesse momento estão em andamento as obras e projetos de outros contornos. Com o cronograma bem avançado, o Contorno Norte de Castro deve ser concluído nos próximos meses. Os condutores terão uma nova opção de ligação entre a PR-151 e a PR-090, retirando o tráfego de veículos pesados do perímetro urbano e facilitando o acesso às grandes indústrias locais. São 15,6 quilômetros de rodovia nova.

O Contorno de Palotina é um dos anúncios da semana. O governador assinou a ordem de serviço de retomada das obras, que serão executadas em parceria com a C.Vale. O investimento será de R$ 170 milhões para uma nova rodovia com extensão de 15 quilômetros. A obra vai dar mais segurança aos moradores da região, pois desviará o fluxo de caminhões do centro de Palotina e agilizará o transporte de cargas do Oeste.

Além deles, os de Reserva (José Lacerda) e Imbaú foram incluídos em uma parceria do Estado com o BID para a pavimentação completa entre as duas cidades, que já está em andamento.

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MAIS OBRAS PREVISTAS – O cronograma de novas obras rodoviárias ainda conta com contornos em Arapongas, Arapoti e Ventania. O primeiro também é fruto do acordo com a Viapar e tem previsão de R$ 140 milhões. Os últimos dois estão em projeto e serão incluídos na parceria com a Klabin.

Além desses, os novos contratos de concessão em andamento também preveem novidades nessa área. O edital do Lote 1 prevê a duplicação do Contorno Norte de Curitiba, a PR-418, em uma extensão de 21,86 quilômetros, desde o trevo de acesso a Campo Largo, até a rotatória de acesso para Colombo (PR-417).

O Contorno Sul de Curitiba, do trevo de acesso para Campo Largo até o entroncamento com a BR-476 (acesso para Fazenda Rio Grande), em uma extensão de 14,6 km, vai receber duas faixas adicionais em ambos os sentidos da via, deixando a rodovia com quatro faixas de rolamento em cada sentido.

E o Lote 2 contempla a duplicação do Contorno de Bandeirantes, em uma extensão de 8,06 km. O objetivo é agilizar o trânsito da região do Norte Pioneiro, que foi contemplado com a modernização de grandes rodovias no novo pacote de concessões.

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