MAIS LIDAS
VER TODOS

Pandemia

Governo do Paraná reativou 573 leitos exclusivos para atendimento à Covid-19

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reativou 573 leitos de atendimento exclusivo à Covid-19 nas últimas duas semanas. As reativações iniciaram em 20 de novembro e desde então, 159 leitos de UTI e 414 de enfermaria foram

Da Redação

·
Governo do Paraná reativou 573 leitos exclusivos para atendimento à Covid-19
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.12.2020, 12:48:43 Editado em 04.12.2020, 12:48:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reativou 573 leitos de atendimento exclusivo à Covid-19 nas últimas duas semanas. As reativações iniciaram em 20 de novembro e desde então, 159 leitos de UTI e 414 de enfermaria foram disponibilizados.

continua após publicidade

“Devido ao aumento no número de casos, houve a necessidade de reativação dos leitos em Curitiba e na Metropolitana. Mas reafirmo, os leitos são finitos e os recursos humanos também. As equipes médicas e de profissionais que atendem nas UTIs estão nos seus limites. É preciso uma mudança de comportamento, que as pessoas evitem a circulação e as aglomerações”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, também é preciso ampliação no interior do Estado e para isso, outros 60 leitos devem ser habilitados nos próximos dias. “Temos uma programação para reativar outros leitos até a próxima terça-feira. Além disso, mantemos constante contato com os serviços de saúde para viabilizar novos leitos também em outras regiões”, acrescentou.

continua após publicidade

DADOS – Segundo a Regulação de Leitos Estadual, o Paraná tem 2.612 leitos exclusivos Covid-19. Destes, 1.052 são UTI’s e 1.504 enfermarias para adultos e 22 UTI’s e 34 enfermarias, ambas pediátricas.

Nestes quase nove meses de pandemia, o Paraná já pagou R$ 95,7 milhões para os hospitais que fazem parte do plano de atendimento a pacientes suspeitos e/ou confirmados com a doença, entre privados e filantrópicos.

Além disso, o Estado deve pagar até o fim deste mês, pelo menos mais R$148 milhões estimados nesta nova ampliação de leitos e na crescente taxa de ocupação das unidades.

continua após publicidade

“Atualmente estamos chegando bem próximo ao número máximo de leitos que tivemos no auge da doença no Estado, por volta de agosto. Estamos fazendo o máximo possível para que esta ampliação dê condições para a população ser atendida”, afirmou o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak.

PREVENÇÃO – O Governo do Estado não tem medido esforços para ampliar o atendimento à população paranaense. Mesmo assim, é necessário reforçar os cuidados básicos como uso de máscaras, distanciamento social, isolamento domiciliar e uso de álcool em gel.

“A ampliação de leitos viabiliza o acesso de pacientes ao atendimento, mas não impede as complicações que este paciente possa ter em virtude da doença. Infelizmente cerca de 20% das pessoas que precisam de internamento pela Covid-19, não sobrevivem ao tratamento”, ressaltou o diretor.

continua após publicidade

Enquanto não houver uma vacina comprovada que previna a doença, é preciso conscientização individual da população. “É preciso entender que não basta ter leitos, é necessário evitar a contaminação. Mesmo que haja leitos disponíveis para todos os pacientes, ainda assim alguns deles não irão sobreviver a este vírus”, acrescentou.

LEITOS – Até agora, 16 municípios tiveram leitos reativados:

continua após publicidade

Curitiba – 61 UTI’s / 106 enfermarias

Campo Largo – 32 UTI’s / 122 enfermarias

Maringá – 10 UTI’s / 30 enfermarias

continua após publicidade

Paranavaí – 5 UTI’s / 5 enfermarias

Goioerê – 15 enfermarias

Umuarama – 6 UTI’s / 10 enfermarias

continua após publicidade

Apucarana – 4 UTI’s / 10 enfermarias

Foz do Iguaçu – 10 UTI’s

continua após publicidade

Ponta Grossa – 19 enfermarias

Sarandi – 15 UTI’s / 29 enfermarias

Colorado – 20 enfermarias

continua após publicidade

Londrina – 10 UTI’s / 26 enfermarias

Guarapuava – 5 UTI’s

Cianorte – 7 enfermarias

Jacarezinho – 1 UTI / 5 enfermarias

Telêmaco Borba – 10 enfermarias.

A previsão é de que até a próxima terça-feira (8), dois municípios habilitem novos leitos. São estes:

Arapongas – 20 UTI’s / 20 enfermaria

Umuarama – 20 enfermarias.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Governo do Paraná reativou 573 leitos exclusivos para atendimento à Covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!