MAIS LIDAS
VER TODOS

paraná

Governador reforça vocação do Paraná em sustentabilidade

Fala de Ratinho Junior aconteceu durante visita a Clean Plastic, a maior empresa de reciclagem de plástico pós-consumo da América Latina

Da Redação

·
Governador visitou duas fábricas da Clean Plastic em São José dos Pinhais
Icone Camera Foto por aen
Governador visitou duas fábricas da Clean Plastic em São José dos Pinhais
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.09.2024, 14:21:11 Editado em 17.09.2024, 14:21:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou nesta terça-feira (17) as duas fábricas da Clean Plastic em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que integram a maior planta de reciclagem de plástico pós-consumo da América Latina, com 55 mil metros quadrados. Criada em 2019, a empresa ampliou as suas atividades para outros estados e também planeja aumentar a sua capacidade produtiva no Paraná em parceria com o Governo do Estado.

- LEIA MAIS: Iniciativas apontam soluções eficientes para resíduos urbanos

continua após publicidade

Durante a visita, que também foi acompanhada pelo presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, Ratinho Junior destacou a vocação do Paraná como um Estado referência em sustentabilidade ambiental em nível nacional e internacional e garantiu o apoio do poder executivo a empresas que aliam crescimento econômico e baixo impacto ambiental.

“Somos considerados por quatro anos consecutivos como o Estado mais sustentável do Brasil e uma referência em sustentabilidade ambiental para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) graças a uma série de políticas públicas que implementamos, das boas práticas do nosso agronegócio, mas também por causa de empresas como a Clean Plastic, que é uma referência internacional em economia circular”, afirmou.

Em reunião com os representantes da empresa, o governador colocou a estrutura do Governo do Estado à disposição para ajudar no desenvolvimento da empresa em solo paranaense. Entre as medidas, ele citou a possibilidade da concessão de incentivos fiscais do programa Paraná Competitivo, coordenado pela Invest Paraná e a Secretaria da Fazenda, e também possíveis linhas de crédito do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que podem ser contratadas com juros reduzidos.

continua após publicidade

“Além dos incentivos financeiros, temos reduzido a burocracia para quem deseja empreender ou ampliar as suas atividades econômicas no Estado e estamos investindo em melhorias da infraestrutura para reduzir custos de logística dos empresários”, comentou Ratinho Junior.

Especializada na reciclagem de plástico pós-consumo, a Clean Plastic conta atualmente com cerca de 290 funcionários em São José dos Pinhais, chegando a impactar mais de 700 pessoas entre parceiros e prestadores de serviços na região, como caminhoneiros e trabalhadores ligados a cooperativas de reciclagem. Graças à atuação dela, grande parte do plástico que teria como destino final os aterros sanitários transforma-se em matéria-prima de qualidade para a indústria.

Atualmente, cerca de 3,5 mil toneladas de resina reciclada são produzidas no complexo de São José dos Pinhais, que são usadas na confecção de embalagens e frascos plásticos para diferentes segmentos, como o alimentício e de produtos de limpeza, atendendo empresas como a Unilever, Coca-Cola e Braskem. A empresa também possui unidades com funcionamento similar em Manaus, Fortaleza, Recife, Jundiaí e Porto Alegre, entre outras localidades.

continua após publicidade

Segundo o sócio-proprietário da Clean Plastic, Jardi Voltoline Junior, a empresa surgiu a partir de outro empreendimento familiar de mais de 30 anos, mas que até então trabalhava no processo de reciclagem tradicional. “A partir de 2019, tivemos de fato a nossa alavancagem ao focar no plástico pós-consumo e conseguimos construir a maior planta de reciclagem deste tipo na América Latina”, explicou.

“O governador sempre defende a vocação do Paraná como o Estado mais sustentável do Brasil, então a presença dele na nossa empresa, que está diretamente ligada a esse tema, nos dá ainda mais visibilidade para continuarmos investindo em um mercado que ainda tem muito potencial de crescimento”, acrescentou Voltoline Junior.

continua após publicidade

O crescimento da economia circular no Paraná também tem impacto direto no aspecto social. No caso da Clean Plastic, parte da matéria bruta utilizada na confecção do material reciclado é adquirida de pequenas cooperativas de catadores de recicláveis da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

EXPANSÃO

Para conseguir dar vazão à demanda das empresas que desejam adquirir seus produtos e, com isso, compensar os impactos negativos no meio ambiente, um dos próximos passos planejados pela empresa é a construção de um galpão com aproximadamente 10 mil metros quadrados anexo à atual estrutura e que funcionará como um centro de distribuição.

A Clean Plastic também possui uma parceria comercial com a Ampla, empresa da Áustria que é líder mundial na fabricação de embalagens de plástico. Com mais de 23 mil funcionários e atividades em 47 países, os austríacos demonstraram a intenção de ampliar os investimentos no Paraná em parceria com os empresários paranaenses.

“Todo mundo consome plástico todo dia, então ele está incluso no dia a dia, então de certa maneira todos são nossos fornecedores, ao mesmo tempo que também consomem produtos que utilizam plástico reciclável. Com metas globais para as grandes empresas sobre o uso de resina reciclada o nosso mercado de atuação só tende a crescer e, com isso, esperamos contribuir para essa visão do Paraná como o Estado mais sustentável do Brasil”, declarou o outro sócio-proprietário da Clean Plastic, Leandro Tanaka.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Governador reforça vocação do Paraná em sustentabilidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!