MAIS LIDAS
VER TODOS

NORTE DO PARANÁ

Gaeco cumpre mandados em investigações contra facções em presídios

Ministério Público deflagrou operação na manhã desta quinta-feira, que investiga crimes de grupos com atuação em vários presídios da região

Da Redação

·
imagem Ilustrativa - o Ministério Público investiga atuação de facções em presídios da região e cumpriu mandados nesta quinta-feira (01)
Icone Camera Foto por Reprodução Arquivo
imagem Ilustrativa - o Ministério Público investiga atuação de facções em presídios da região e cumpriu mandados nesta quinta-feira (01)
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.12.2022, 13:12:33 Editado em 01.12.2022, 13:12:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 2º Promotoria de Justiça de Cornélio Procópio, deflagrou nesta quinta-feira (01), a Operação Hamurabi, que apura a possível prática de crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e associação para o tráfico por integrantes de facção criminosa que atua em vários presídios paranaenses.

continua após publicidade


LEIA MAIS: Gepatria cumpre 29 mandados em cinco cidades do Vale do Ivaí

continua após publicidade


Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão nas cidades de Cornélio Procópio, Londrina, Ibiporã, São José dos Pinhais, Piraquara e Pontal do Paraná. A ação foi realizada com apoio da Polícia Militar e do Departamento de Polícia Penal do Paraná

continua após publicidade

O Gaeco identificou possíveis líderes da facção que, mesmo estando sob monitoração eletrônica, continuaram exercendo funções de destaque no grupo criminoso, comandando ações criminosas e vendas de drogas em diversas regiões do estado.

Conforme apurado, uma parte dos investigados também integrava o setor “disciplinar” da facção, atuando nos chamados “Tribunais do Crime”, nos quais são julgados e punidos integrantes da organização que descumprem as regras do grupo.

As investigações flagraram ainda reunião desse “setor disciplinar”, na qual foram deliberadas retaliações a crimes ocorridos em outras cidades paranaenses e decisões sobre o uso de imóveis em conjuntos habitacionais populares geridos pela facção na Região Metropolitana de Curitiba.

continua após publicidade

As ordens judiciais foram expedidas pelos Juízos da 3ª Criminal de Londrina e da Vara Criminal de Cornélio Procópio. Pela Polícia Militar, participaram da Operação Hamurabi o 5º e o 18º Batalhões e o Batalhão da Polícia de Choque. Pelo Deppen-PR, o trabalho teve participação de agentes do Núcleo Regional Londrina.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Gaeco cumpre mandados em investigações contra facções em presídios"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!