MAIS LIDAS
VER TODOS

Mais Médicos

Frente parlamentar pede revalidação de diplomas de médicos formados no exterior

Deputados que integram a Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná enviaram, na quarta-feira (9), expediente ao superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, solicitando a adesão das universidade

Da Redação

·
Frente parlamentar pede revalidação de diplomas de médicos formados no exterior
Icone Camera Foto por FreePik
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.09.2020, 13:16:48 Editado em 10.09.2020, 13:16:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Deputados que integram a Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná enviaram, na quarta-feira (9), expediente ao superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, solicitando a adesão das universidades estaduais ao programa Mais Médicos, o que poderá acelerar a revalidação dos diplomas de profissionais de saúde formados no exterior.

continua após publicidade

"A atuação dos profissionais médicos formados no exterior é imprescindível neste momento de pandemia. No Paraná são cerca de 200 médicos precisando de revalidação para auxiliar no combate à covid-19, principalmente no interior do estado, onde atrai menos profissionais formados no Brasil", disse o deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente.

No expediente, os deputados apontam que desde a aprovação do programa Mais Médicos, o profissional formado no exterior já pode atuar numa jornada de 36 horas semanais enquanto realiza a pós-graduação em Atenção Primária à Saúde, curso que dura três anos. Após esse período, se aprovado no curso, o seu diploma será revalidado.Adesão - "No Paraná, apenas a UFPR aderiu ao programa e pode certificar a pós-graduação. Precisamos que as universidades estaduais também sejam capazes de revalidarem o diploma desses profissionais, tão necessários neste momento." explicou Michele Caputo.

continua após publicidade

O deputado lembrou do esforço do poder público em expandir a capacidade de enfrentamento ao coronavírus, tanto em insumos, equipamentos e leitos de UTI, quanto na contratação de médicos, enfermeiros e técnicos.

"Podemos mencionar a portaria do Ministério da Saúde, que autorizou o chamamento de estudantes de medicina para atuarem no combate ao coronavírus, sendo validados diplomas de estudantes que cursaram pelo menos 75% do curso." afirmou.

O expediente é resultado das discussões levadas pela Frente Parlamentar e que visam adotar medidas concretas de enfrentamento à pandemia, seja pelo viés sanitário, econômico ou social, nas três esferas de poder estadual. "Pedimos apoio do Estado para o projeto de lei que determina a revalidação de diplomas do Paraná nos moldes do Programa Mais Médicos. O expediente e o projeto de lei são exemplos da importância do trabalho que estamos realizando na Frente", reafirmou Michele Caputo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Frente parlamentar pede revalidação de diplomas de médicos formados no exterior"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!