Paraná

Frente fria traz chuvas fortes e queda nas temperaturas

A frente fria está avançando sobre o sul do país

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Frente fria traz chuvas fortes e queda nas temperaturas
fonte: Código 19/ A Cidade ON
Frente fria traz chuvas fortes e queda nas temperaturas

Uma nova frente fria está avançando sobre a região Sul do Brasil. De acordo com o Climatempo, essa massa de ar frio deve ser a última do inverno, pois a estação termina no dia 22 de setembro. O fenômeno deve ocasionar a queda das temperaturas e chuvas fortes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no oeste e leste do Paraná.

continua após publicidade

Santa Catarina, por exemplo, registrou temporais na madrugada desta terça-feira (14), com raios e rajadas de vento que alternavam entre 40 e 70 km/h. As chuvas castigaram a região Oeste do Estado. Houve destelhamento de casas, queda de árvores e falta de energia elétrica. 

Embora seja uma frente fria, as temperaturas amenas não devem durar muito tempo. "A massa de ar frio não é extremamente intensa, mas irá causar queda de temperatura e levar chuva na região Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil", explica César Soares, meteorologista da Climatempo.

continua após publicidade

Mudança no tempo

Nesta segunda-feira (13), o tempo se manteve estável em boa parte do país, mas foi registrado um alerta de tempestade com perigo potencial. A última frente fria do inverno causou o aumento de instabilidade em algumas regiões dos estados sulistas. 

De acordo com o Climatempo, o fenômeno está associado a um ciclone extratropical. O risco maior para transtornos é no estado gaúcho, com chance de vendaval - com rajadas que podem alcançar os 120 km/h -, alta atividade elétrica, granizo e volumes extremamente elevados, que podem ocasionar transbordamento dos rios e deslizamentos de encostas. 

Santa Catarina e o Paraná receberão uma chuva mais significativa nesta terça-feira (14), com ventos que podem variar entre 60 e 80 km/h, raios, altos acumulados de chuva e possibilidade de granizo.