MAIS LIDAS
VER TODOS

Pós-Pandemia

Fórum Estadual de Trânsito debate redução de acidentes no PR

Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, 7 paranaenses por dia perderam a vida devido aos acidentes de trânsito em 2020

Da Redação

·
Fórum Estadual de Trânsito debate redução de acidentes no PR
Icone Camera Foto por Américo Antonio/SESA
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2021, 09:52:45 Editado em 17.11.2021, 09:52:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta terça-feira (16), foi dada abertura ao VI Fórum Estadual do Programa Vida no Trânsito do Paraná. Autoridades da Saúde do Estado, incluindo o secretário Beto Preto, falaram sobre a diminuição de 40% nos traumas e acidentes de trânsito durante a pandemia e que agora, com a maior circulação de pessoas nas vias públicas e rodovias, o número pode aumentar.

continua após publicidade

O tema deste ano é Trânsito, Saúde e Educação: Construção de uma Agenda Convergente.

“As medidas mais rígidas tomadas na pandemia da Covid-19, com restrição da circulação de pessoas e venda de bebidas alcoólicas, refletiram nesse número. Agora, o movimento nas rodovias aumentará. Hoje o trauma é uma epidemia que ceifa a vida de muitos paranaenses, mas queremos mudar essa realidade. Uma agenda convergente pode trazer grandes resultados”, disse o secretário de Saúde, Beto Preto.

continua após publicidade

O evento online segue até a próxima quinta (18) e faz parte do Projeto Vida no Trânsito do Paraná (PVT-PR), coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Ele é direcionado aos profissionais que trabalham com temas relacionados à segurança no trânsito, mobilidade, prevenção de acidentes e promoção da saúde e demais cidadãos.

Nos três dias, os assuntos abordados serão a Segunda Década de Ação pela Segurança Viária da ONU, Pesquisas sobre Comportamento no Trânsito, Políticas Públicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Trânsito, Mobilidade Segura e Sustentável, Visão Zero, Cidades Saudáveis, Educação para o Trânsito, Campanhas de Segurança Viária e Cultura de Paz no Trânsito.

Conforme dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus/MS/Tabnet estadual), os acidentes de trânsito correspondem a 29% das causas externas dos óbitos no Paraná. Em 2020 foram 2.415, ou seja, 7 paranaenses por dia perderam a vida dessa maneira, mesmo com o distanciamento social e a diminuição da circulação de pessoas e de veículos.

O perfil dos mais atingidos continua sendo de homens – cerca de 83% dos óbitos por acidentes de transporte terrestre em 2020 –, dos 20 aos 59 anos de idade (75%), sendo 32% motociclistas e 30% ocupantes de automóveis.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Fórum Estadual de Trânsito debate redução de acidentes no PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!