Um dos maiores encontros entre professores, estudantes e profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências está chegando. É a 29ª edição do Fórum de Docentes e Discentes, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) que começou nesta terça (30), em Cascavel. “É nosso primeiro evento presencial pós-pandemia e é realmente uma alegria retomarmos. Temos uma expectativa de recebermos em torno de 500 participantes nesse evento que é tradicional e muito forte dentro do Conselho. O Fórum de Docentes e Discentes promovido pelo Crea-PR é o primeiro do país, em porte, dimensão e continuidade”, destacou o gerente de Relações Institucionais do Crea-Pr, Claudemir Marcos Prattes.
O encontro é promovido anualmente em parceria com Instituições de Ensino do Estado e, desta vez, será a FAG quem sediará o evento, em Cascavel, no oeste paranaense. A promoção do Fórum é a concretização de uma relação forte e positiva construída pelo Crea-Pr, onde a autarquia mantém com muita seriedade o relacionamento com as Instituições de Ensino, em todos os seus aspectos. A esse propósito, o Crea-Pr destina a execução de diversos programas como o Crea Júnior, que possui atualmente a participação de mais de 10 mil estudantes, e a instituição do Colegiado de Professores, que reúne hoje 700 docentes e coordenadores de curso em todo o Estado.
Nesta edição, serão três dias de evento (30 de agosto a 1º de setembro) e a programação conta com painéis, mesas-redondas e oficinas técnicas. Além de docentes e discentes, o encontro reunirá dirigentes das Instituições de Ensino, Conselheiros Regionais e Federais que integrarão debates atuais da área. Em pauta, a qualidade do ensino pós-pandemia; implantação das novas diretrizes curriculares nacionais; a curricularização da extensão universitária, que será o compromisso das universidades em levar suas ações, através de resultados práticos, até à comunidade; gamificação; o Crea Júnior e as oportunidades de estágio, de carreira e de empresas juniores como porta de entrada para o mercado; atribuições dos profissionais; e perspectivas para os profissionais do futuro.“Há um investimento muito grande do Conselho na contribuição e formação desses futuros profissionais, principalmente, na inserção no mercado de trabalho. Todo conhecimento técnico cientifico que nossas universidades produzem brilhantemente, o Crea-PR tem buscado complementar com uma visão mais mercadológica, empreendedora e de iniciativas de pro-atividade para os jovens futuros profissionais”
- Claudemir Marcos Prattes, gerente de Relações Institucionais do Crea-Pr
“Se de um lado a universidade está formando profissionais, do outro, o nosso sistema profissional está concedendo atribuições para que ele exerça essa profissão, com ética, responsabilidade social e qualidade técnica”, concluiu o gerente.
Para os interessados em participar da 29ª edição do Fórum de Docentes e Discentes, as inscrições seguem abertas até 1º de setembro, no site do Crea-Pr. Lá, também é possível consultar a programação completa e conferir na íntegra horários e temas das discussões. Todo o evento terá transmissão online no canal do Crea-Pr no YouTube.
Deixe seu comentário sobre: "Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR começa nesta terça"