MAIS LIDAS
VER TODOS

Conflito

Força Nacional é convocada após ataque a indígenas no PR

Atuação foi solicitada pelo Ministério dos Povos Indígenas, que vê ataque ao povo Avá-Guarani

Da Redação

·
Facões, arcos e flechas apreendidos com os indígenas
Icone Camera Foto por Divulgação/PM-PR
Facões, arcos e flechas apreendidos com os indígenas
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.01.2024, 08:19:50 Editado em 12.01.2024, 08:27:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Força Nacional de Segurança foi convocada para atuar em Guaíra, na região oeste do Paraná, para conter um conflito de terra envolvendo indígenas do povo Avá-Guarani e proprietários rurais da região. A atuação foi autorizada pelo Ministério da Justiça após ataque ocorrido na noite da última quarta-feira (10), que deixou três indígenas feridos. A presença da Força Nacional foi pedida pelo Ministério dos Povos Indígenas, que considera a situação como um ataque ao povo Avá-Guarani organizado por fazendeiros locais.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Uma pessoa morre e outras cinco ficam feridas em acidente na PR-272

O caso desta semana é um desdobramento de uma disputa por terras que já dura décadas em Guaíra. Conforme a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a região onde as famílias indígenas estão ainda não foi demarcada e registra conflitos constantes com fazendeiros, já que ambos afirmam ter direito à área.

continua após publicidade

Segundo a Polícia Militar (PM), os três indígenas foram baleados por "indivíduo não conhecido" e um quarto homem foi agredido e feito refém por integrantes do povo Avá-Guarani. A ocorrência foi registrada na Avenida Roland onde, por volta das 21h. Dois indígenas foram atingidos de raspão e um terceiro foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimentos mais graves.

Revoltados, alguns indígenas invadiram uma casa e levaram um homem de 51 anos, que foi agredido. O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) foi acionado e afirmou que as equipes foram recebidas por grupos de indígenas armados com arcos, flechas e facões. Algumas flechas teriam sido disparadas contra a equipe, além de pedras, mas nenhum policial foi ferido.

Após negociações, o refém foi libertado. O homem foi levado para um hospital de Guaíra com braço e costelas quebradas, além de machucados na cabeça e nas costas.

continua após publicidade

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio, esteve em Guaíra nesta quinta-feira (11). Ele se reuniu com representantes da prefeitura e das polícias Civil e Militar para tratar do problema.

Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas informou que as famílias indígenas do povo Avá-Guarani foram alvo de novo ataque organizado por fazendeiros locais.

A escalada do conflito, segundo o ministério, é "marcada por recorrente violações de direitos". A pasta informou que já no dia 27 de dezembro pediu ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a atuação da Força Nacional de Segurança Pública . No entanto, a medida foi autorizada apenas nesta quinta para garantir a segurança dos indígenas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Força Nacional é convocada após ataque a indígenas no PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!