MAIS LIDAS
VER TODOS

Projeto

Fipe aponta viabilidade do trem pé-vermelho para integrar região

Passando por Apucarana (PR), trem pé-vermelho pode transportar cerca de 36 mil passageiros por dia

Da Redação

·
Projeto prevê a interligação de 13 municípios da Região Norte do Paraná, de Paiçandu a Ibiporã
Icone Camera Foto por Divulgação
Projeto prevê a interligação de 13 municípios da Região Norte do Paraná, de Paiçandu a Ibiporã
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.01.2025, 16:26:08 Editado em 09.01.2025, 16:27:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta que o trem pé-vermelho pode transportar cerca de 36 mil passageiros por dia em um trajeto que prevê a interligação de 13 municípios da Região Norte do Paraná, de Paiçandu a Ibiporã, em um trajeto de 151 quilômetros de extensão paralelo à ferrovia hoje operada pela Rumo. A Fipe é uma organização de direito privado sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, e que tem atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.

O projeto foi apresentado em reunião com a Secretaria de Transportes Ferroviários, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, e que contou com a participação da deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR), do prefeito de Maringá, Silvio Barros, e do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Ricardo Barros, além de técnicos de vários municípios envolvidos. O encontro discutiu os detalhes do projeto, que vai contribuir para melhorar a mobilidade regional e para impulsionar a economia regional.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Motoristas reclamam da falta de acostamento em rodovias da região

“Continuamos trabalhando para garantir a implantação do trem pé-vermelho, que promete revolucionar a mobilidade regional, além de contribuir para o desenvolvimento regional por meio do transporte de cargas, barateando os custos e dando mais agilidade às demandas”, explicou a deputada Luísa Canziani. O engenheiro Henrique Cremm, responsável pelo estudo, explicou que o projeto prevê a construção de dois trilhos paralelos à linha férrea já existente, com 90% do trajeto desenvolvido como trens de superfície.

continua após publicidade

Com uma velocidade de até 160 km/h, o trem alcançará uma velocidade média de 115 km/h, considerando as paradas. Também há a previsão de interligação entre os aeroportos de Londrina e Maringá, além dos sistemas municipais e intermunicipais de transporte coletivo. A previsão inicial é que sejam criados cerca de 30 mil novos postos de trabalho durante os primeiros anos de operação, além de abrir à exploração comercial as faixas de domínio, gerando receitas para os municípios envolvidos.


						
							Fipe aponta viabilidade do trem pé-vermelho para integrar região
Foto por Divulgação
Municípios que o Trem Pé-Vermelho deve percorrer

Para Danaê Fernandes, secretária de Segurança Pública e de Transportes de Cambé, lideranças regionais estão bastante entusiasmadas com a iniciativa e estão se mobilizando para compatibilizar os projetos e as necessidades de cada município. “Essa mobilização reflete o renovado interesse da região em torno de um dos maiores projetos de infraestrutura da história do Estado”, afirmou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Fipe aponta viabilidade do trem pé-vermelho para integrar região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!