MAIS LIDAS
VER TODOS

Esporte

Festival de Surf Militar em Guaratuba une confraternização e esporte

O evento contou com 96 competidores

Da Redação

·
O evento contou com 96 competidores.
Icone Camera Foto por Divulgação
O evento contou com 96 competidores.
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.02.2024, 19:54:00 Editado em 24.02.2024, 19:54:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Bombeiros, guarda-vidas e demais militares das forças de segurança envolvidas no Verão Maior Paraná encararam uma missão diferente neste sábado (24) na Praia do Brejatuba, em Guaratuba, no Litoral. Eles entraram na água em busca das melhores ondas para a disputa do 3º Festival Militar de Surf - Capitão Romero Nunes da Silva Filho. O evento contou com 96 competidores. A proposta da atividade era integrar os profissionais que participam das ações de atendimento no Litoral e homenagear in memorian o capitão que tanto profissionalismo e dedicação demonstrou para o serviço de salvamento aquático no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Ele, que dá nome à prova, morreu em 2020.

continua após publicidade

“Esse é um festival que a gente faz no final da Operação Verão, bem democrático, voltado para os bombeiros militares, guarda-vidas civis, e fazemos convites especiais a surfistas locais e demais forças de segurança. Essa terceira edição é em homenagem ao capitão Romero Nunes da Silva Filho, que na época em que faleceu trabalhava na coordenadoria estadual de Defesa Civil”, disse o major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), de Paranaguá, responsável pelo Litoral do Paraná. “É um momento de congraçamento, um momento também de homenagear quem nos apoiou, que sempre gostou do esporte; o Romero gostava muito de surfar”, acrescentou.

A competição foi dividida em 4 categorias: pranchinha, pranchão, stand up (SUP) e bodyboard. A Associação Long Brothers auxiliou na organização e arbitragem do evento. O mar agitado ajudou a dar mais qualidade às baterias, garantindo séries de ondas favoráveis à execução das manobras. O ambiente propício foi, inclusive, destacado pela cabo Amiê Feitosa Rodrigues, campeã das categorias pranchão e pranchinha.

continua após publicidade

“É minha segunda participação. Eu gostei bastante de tudo, da organização, da estrutura. Eu sou guarda-vidas, amo a praia, amo esse trabalho. É uma oportunidade muito boa da gente confraternizar com os nossos amigos. Um festival muito legal e uma linda homenagem também”, comentou ela, após selar a conquista no pranchão.

No masculino, o pranchão foi dominado pelo capitão PM Márcio Neri Costa, que lembrou o antigo companheiro de farda. “Toda vez que a família militar se reúne é uma alegria imensa. Dessa vez, para homenagear um companheiro que já não está mais conosco. Um cara que, quem o conheceu, sabe do valor que ele tinha e tem. Do legado que ele deixou para nós. Isso nos rejuvenesce”, disse. “Parabéns ao Corpo de Bombeiros pelo valor que dá a seus integrantes. Sempre que a gente puder, vamos estar juntos, seja da forma que for”, complementou.

Na categoria bodyboard, quem ficou na primeira posição foi a guarda-vidas civil Tatiana Dalegrave, que fez questão de ressaltar os benefícios da atividade e da iniciativa da instituição. “Um evento de grande valia, que incentiva tanto os guarda-vidas como os militares e o público a terem essa intimidade com o mar, a ficarem em contato com a natureza, e sendo exemplo para as novas gerações de que não existe idade, nem limite. A gente produz hormônios de alegria, de felicidade, quando faz esporte e quando encontra uma egrégora como essa do Corpo de Bombeiros”.

continua após publicidade

Já o vencedor da categoria SUP, o cabo RR Vilmar Roberto Ayres, valorizou a disputa como um triunfo pessoal. “A prova foi incrível, ainda mais que estou voltando de um tempo de dificuldades. No ano passado, só pude assistir da praia. Neste ano, participar e ainda com bom desempenho, foi incrível”, comemorou.

A parte final do evento teve uma cerimônia em homenagem ao capitão Romero Nunes da Silva Filho, com a presença da mãe, dona Ivonete Antunes dos Santos; do irmão, capitão da Polícia Militar Fabio Henrique Nunes da Silva; e do filho do homenageado, Arthur Zanello Nunes da Silva. Além de discursos relembrando a trajetória dele e de depoimentos de amigos e familiares, foi entregue à família uma Medalha de Mérito do 8º GB, em agradecimento aos serviços prestados à Corporação.

VERÃO MAIOR PARANÁ - O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Festival de Surf Militar em Guaratuba une confraternização e esporte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!