Famílias de Ubiratã recebem casas próprias sem nenhum custo - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Habitação

Famílias de Ubiratã recebem casas próprias sem nenhum custo

Foto por Bem Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Dez famílias carentes do distrito de Yolanda, em Ubiratã, na região centro-oeste do Paraná, receberam nesta sexta-feira (14) as chaves de novas casas populares construídas na localidade. A obra recebeu R$ 1,3 milhão de investimento da Itaipu Binacional, valor utilizado para custear integralmente o os imóveis ao público beneficiado.

A entrega das unidades habitacionais teve a participação de técnicos da Cohapar, da Itaipu e da Prefeitura de Ubiratã. O município foi responsável pela triagem e indicação dos beneficiários, com o intuito de promover o atendimento daquelas famílias mais necessitadas.

Segundo o chefe do escritório regional da Cohapar, Ben-Hur de Souza, o projeto envolveu ao todo a construção de 20 moradias, mas 10 delas foram entregues em julho devido à situação emergencial de famílias afetadas pelos estragos do ciclone bomba na região. “Devido ao risco que as famílias passavam, foi decidido junto com a administração municipal, que a primeira parte da entrega fosse antecipada”, explica Souza.

UNIDADES HABITACIONAIS – O projeto construtivo foi desenvolvido pela Cohapar e contou com as parcerias da Copel e Sanepar. As empresas foram responsáveis pela instalação subsidiada das redes de energia elétrica, água e esgoto do conjunto residencial.

As casas possuem 32 metros quadrados, com unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, além de já preverem em seus projetos arquitetônicos a possibilidade de ampliações futuras.

A Prefeitura de Ubiratã contribuiu com a doação dos terrenos, obras de infraestrutura e isenção de cobrança de IPTU, de acordo com a renda das famílias beneficiadas.

De acordo com o prefeito Haroldo Duarte, a participação do Governo do Estado e da Itaipu foi de suma importância para a viabilização do empreendimento. “A doação de uma habitação é a melhoria da qualidade de vida da família”, comenta. “Sem essas parcerias o município sozinho não conseguiria desenvolver um projeto como este”, conclui o prefeito.

MUDANÇA DE VIDA – Para o diarista Anderson dos Santos, de 33 anos, o sentimento é de gratidão. “Nossa casa era em estrada de chão, entrava muita poeira e minha bebê vivia com alergias. Além disso, a gente morava de aluguel e era sempre um apuro no final do mês para conseguir o dinheiro”, conta.

Para a dona de casa Michelli Mera, 30, mãe de três filhos, a conquista da casa nova traz alívio para toda família. “Meu marido não tem emprego fixo, faz apenas uns bicos, e nós só contamos com a renda dele, então no final do mês era bem complicado conseguir o dinheiro do aluguel”, conta. “Essa casa mudou a nossa vida completamente”, comemora Michelli.

PREVENÇÃO – A entrega das chaves foi realizada individualmente para evitar aglomerações. Além disso, tanto os técnicos quanto as famílias beneficiadas utilizaram máscaras e fizeram a higienização com álcool em gel, seguindo protocolo de saúde e segurança determinados pelo Governo do Estado para evitar riscos de contaminação pela Covid-19.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Famílias de Ubiratã recebem casas próprias sem nenhum custo"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.