MAIS LIDAS
VER TODOS

Habitação

Famílias de Marmeleiro recebem novas moradias de graças

Quarenta famílias de Marmeleiro, na região Sudoeste do Paraná, realizaram nesta quarta-feira (25) o sonho da casa própria. Elas foram beneficiadas por um projeto habitacional do Governo do Estado, feito em parceria com a prefeitura, com investimentos de a

Da Redação

·
Famílias de Marmeleiro recebem novas moradias de graças
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.11.2020, 17:19:46 Editado em 25.11.2020, 17:20:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quarenta famílias de Marmeleiro, na região Sudoeste do Paraná, realizaram nesta quarta-feira (25) o sonho da casa própria. Elas foram beneficiadas por um projeto habitacional do Governo do Estado, feito em parceria com a prefeitura, com investimentos de aproximadamente R$ 2,6 milhões.

continua após publicidade

Os recursos foram obtidos pelo governo estadual, sob a coordenação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio de um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O dinheiro foi utilizado para subsidiar integralmente o valor dos imóveis, repassados gratuitamente a pessoas cadastradas em programas de assistência social na cidade.

Foram 12 meses de construção até a entrega do conjunto habitacional, que conta com modelos de casas de 32 e 49 metros quadrado, sendo as maiores adaptadas para pessoas com deficiência. As unidades possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com lotes e projetos arquitetônicos que já preveem a possibilidade de ampliações futuras.

continua após publicidade

Segundo a chefe do escritório regional da Cohapar Tânia Bernardon, o governo estadual está ampliando os investimentos em habitação de interesse social para atender aqueles que mais precisam. “Sem esse programa, estas famílias não teriam condições de arcar com um aluguel nem mesmo conseguir um financiamento”, relata.

RECOMEÇO DE VIDA – É o caso da costureira Adriana Rosary, de 38 anos, que morava na beira de um barranco com os cinco filhos. “Era muita dificuldade, pois nem banheiro a gente tinha na nossa casa, usávamos os dos vizinhos. Eu tenho um problema no braço, então quando chovia, alagava tudo e eu tinha muita dificuldade para arrastar os móveis”, conta.

Ao receber as chaves do novo lar, ela não escondeu a emoção pela perspectiva de mudança de vida. “A gente está muito feliz e falo isso por todas as outras famílias aqui comigo. É um recomeço para todo mundo”, comemorou Adriana.

continua após publicidade

CONTRAPARTIDAS – Por meio de um convênio organizado pela Cohapar, as instalações das redes de energia elétrica, água e esgoto foram feitas de graça pela Copel e Sanepar. A prefeitura contribuiu com a doação dos terrenos, limpeza, demarcação dos lotes, pavimentação das ruas e iluminação pública.

Segundo o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes, a participação dos órgãos estaduais foi imprescindível para viabilização do projeto. “É imensurável a importância desse empreendimento, pois estamos melhorando vidas e realizando sonhos de pessoas que há anos esperavam por uma casa própria”, declara. “O trabalho integrado com o Governo do Estado foi fundamental, porque possibilita o atendimento às demandas da população”, conclui Gomes.

BALANÇO – Além de Marmeleiro, mais 20 municípios possuem conjuntos residenciais em construção dentro dos mesmos moldes pelo Governo do Paraná. Um deles será entregue nesta quinta-feira (26), em Salgado Filho, e outro na sexta-feira (27), em Coronel Vivida, beneficiando mais 44 famílias da região Sudoeste.

As ações são coordenadas pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. “As moradias garantem a inclusão de pessoas que mais precisam”, afirma o secretário Ney Leprevost.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Famílias de Marmeleiro recebem novas moradias de graças"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!