MAIS LIDAS
VER TODOS

Habitação

Famílias de Itapejara D’Oeste recebem casas de graça do Estado

Quinze famílias carentes de Itapejara D’Oeste, na região Oeste do Paraná, realizaram nesta quinta-feira (01) o sonho de ter uma casa própria. As novas moradias foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Cohapar e Secretaria da Justiça, Família e

Da Redação

·
Famílias de Itapejara D’Oeste recebem casas de graça do Estado
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.10.2020, 13:35:10 Editado em 02.10.2020, 13:35:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quinze famílias carentes de Itapejara D’Oeste, na região Oeste do Paraná, realizaram nesta quinta-feira (01) o sonho de ter uma casa própria. As novas moradias foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Cohapar e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e a prefeitura, parceiros em um projeto viabilizado pelo programa Nossa Gente Paraná.

continua após publicidade

Os contemplados foram escolhidos dentro do grupo previamente cadastrado e beneficiado por ações de assistência social do Nossa Gente Paraná no município. “As famílias possuem renda mensal de até um salário mínimo e não pagarão nenhum valor por suas casas, porque o programa subsidia o custo integral dos imóveis”, explica a chefe do escritório regional da Cohapar, Tânia Bernardon.

Chamado de Loteamento Fênix II, o empreendimento foi desenvolvido pela Cohapar e executado pela construtora Empremac, contratada via licitação pela companhia pelo critério de menor preço. As casas possuem modelos de 32 e 49 metros quadrados, sendo o segundo adaptado para pessoas com deficiência. Todas as unidades contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa.

continua após publicidade

ESPERANÇA – Tânia Bernardon disse que o programa é, para a parcela da população que se enquadra nos critérios, a única forma de obtenção de uma casa própria. “Itapejara D’Oeste possui muitas pessoas que vivem em situações precárias de moradia, famílias que dividem a casa com outros parentes e que não possuem condições de financiar um imóvel”, disse ela.

É o caso da auxiliar de higienização Marilene Medeiros, de 27 anos, que há muito tempo sonhava em se livrar do aluguel. “Era uma vida bem sofrida, sempre pulando de casa em casa procurando por algo que cabia no nosso bolso”, relata. A beneficiária compartilha os novos planos. "Com o dinheiro que gastávamos em aluguel vamos poder construir mais um quarto para os nossos filhos e comprar o restante dos móveis".

CONTRAPARTIDAS – As famílias recebem em suas novas casas instalações gratuitas da rede de energia elétrica, pela Copel, e da rede de água e esgoto, via Sanepar. Por parte do município, o empreendimento recebeu iluminação pública, pavimentação da rua, demarcação dos lotes, limpeza e muros de contenção, além da doação da área onde o conjunto foi instalado.

continua após publicidade

NOSSA GENTE PARANÁ – Em setembro, a Cohapar autorizou o início de obras de moradias do programa em mais sete municípios: Cafezal do Sul (10 unidades), Centenário do Sul (30), Fênix (29), Flórida (32), Guaíra (23), Itaguajé (36), Lunardelli (28), Marumbi (50) e Nova Aurora (18).

Ao todo, já são 1.454 unidades habitacionais entregues ou em construção pelo programa no Estado, em um investimento que supera R$ 104 milhões. Os recursos são de financiamento obtido pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Famílias de Itapejara D’Oeste recebem casas de graça do Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!