MAIS LIDAS
VER TODOS

Cultura

Exposição MON termina nesta semana; saiba como visitar

O museu reúne desenhos, esboços, fotografias, caricaturas, projeções e objetos culturais

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.01.2024, 11:18:57 Editado em 22.01.2024, 11:18:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo” poderá ser vista até domingo (28). A mostra, em cartaz na Sala 11, é uma realização do Museu Oscar Niemeyer (MON) e reúne um conjunto de desenhos, esboços, fotografias, caricaturas, projeções e objetos culturais que, juntos, sintetizam o processo criativo de um dos diretores mais inovadores e pioneiros da história do cinema. A curadoria é de Luiz Gustavo Carvalho e Naum Kleiman, especialistas em Serguei Eisenstein.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Arapongas realiza 3ª edição da Feira das Mulheres Empreendedoras

Do teatro Kabuki às culturas pré-colombianas e da Revolução Russa à Haitiana: essas são algumas das diversas culturas e marcos históricos que influenciaram o artista. Para compor esse recorte, a mostra também apresenta objetos da coleção africana e asiática, pertencentes ao acervo do Museu, que promovem um intenso diálogo com filmes de Eisenstein.

continua após publicidade

Na semana passada o MON promoveu um ciclo de palestras e mesas-redondas sobre o cineasta. As atividades do programa “O Cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o Cinema” tiveram entrada gratuita. Outra parte da programação envolveu a exibição de quatro filmes. Além de apresentar algumas das principais obras-primas do diretor, a programação incluiu longas influenciados pela estética eisensteniana. Foram apresentados "O Grande Ditador", "Ivan, o Terrível", "A Pedreira de São Diogo" e "O Encouraçado Potiómkin".

MON:

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Serviço:

Exposição Serguei Eisenstein e o Mundo

continua após publicidade

Sala 11

Até 28 de janeiro

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico - Curitiba

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Exposição MON termina nesta semana; saiba como visitar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!