MAIS LIDAS
VER TODOS

DESVIO DE RECURSOS

Ex-prefeito e servidor público são condenados a mais de 30 anos

Denunciados pelo Ministério Público por desvios de verbas públicas, réus foram condenados a 35 e 30 anos de prisão

Da Redação

·
Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Uraí, no Norte Pioneiro do estado, fez as denúncias contra os réus
Icone Camera Foto por Arquivo MPPR
Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Uraí, no Norte Pioneiro do estado, fez as denúncias contra os réus
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.04.2022, 16:14:33 Editado em 02.04.2022, 16:15:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dois réus denunciados pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Uraí, no Norte Pioneiro do estado, foram condenados a penas de 35 e 30 anos de prisão em regime inicial fechado. Os condenados são o ex-prefeito da cidade na gestão 2013-2016 (que renunciou ao cargo em 2014) e um ex-servidor público municipal.

continua após publicidade

Conforme a denúncia, o então prefeito, com o auxílio do servidor (chefe do Departamento de Recursos Humanos), teria desviado dinheiro público por dez vezes. Para isso, teriam usado um esquema pelo qual eram feitos adiantamentos salariais ao prefeito que depois não eram descontados dos seus vencimentos. Além disso, teriam acontecido pagamentos acima do valor dos vencimentos do chefe do Executivo.

O servidor – relata a denúncia – “promoveu por diversas vezes adiantamentos salariais e pagamentos de valores a maior do que aqueles expressos no holerite, durante manuseio do Sistema SISPAG em favor do acusado” e “posteriormente realizou a exclusão no sistema a fim de não serem restituídos os valores percebidos indevidamente”.

continua após publicidade

Os crimes aconteceram em 2012 e 2013. O prefeito havia assumido o cargo na gestão anterior, em meados de 2011, substituindo o chefe do Executivo na época (do qual era vice), acionado pelo MPPR por improbidade administrativa e cassado pela Câmara Legislativa em 22 de junho daquele ano. Eleito para o mandato seguinte, o réu, agora condenado, renunciou ao cargo antes do início da votação de uma Comissão Processante da Câmara, na qual poderia ter o mandato cassado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-prefeito e servidor público são condenados a mais de 30 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!