MAIS LIDAS
VER TODOS

Posse

Ex-jornalista da Globo é o 2º prefeito negro da história de Curitiba

Herivelto Oliveira, que é vereador, assumiu o cargo com a viagem do prefeito Rafael Greca

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.05.2024, 15:33:09 Editado em 31.05.2024, 15:36:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), ex-Globo e Record, será prefeito de Curitiba (PR) nos próximos oito dias. Ele assumiu o cargo nesta sexta-feira (31) e ficará no posto até o próximo sábado (8) em virtude da viagem do prefeito Rafael Greca (PSD) e do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) do país no mesmo período.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Alex Canziani toma posse como secretário estadual de Inovação

Segundo a Câmara de Curitiba, Herivelto Oliveira será o segundo prefeito negro a comandar a capital paranaense. Antes dele, somente o médico Antenor Pamphilo dos Santos, brevemente, no dia 16 de julho de 1948, tinha ocupado o maior cargo público da capital do Paraná. Doutor Antenor, como era conhecido, fez parte da histórica legislatura que reabriu a Câmara de Curitiba após o Estado Novo, tornando-se o primeiro vereador negro que se tem registro na cidade.

continua após publicidade

Sobre a questão racial, Herivelto diz que “obviamente” está feliz pela oportunidade e que celebra a ocasião junto à comunidade negra. Ele pondera, contudo, que “a cor da pele é algo que nunca deveria ser um critério de seleção”. “Eu acho que a gente tem que caminhar para o dia em que isso seja uma coisa natural das pessoas. Ser o segundo, o terceiro ou o quarto, acho que ainda chama a atenção. Mas eu espero que, quando a gente chegar lá pelo décimo, isso não seja mais um assunto que dê manchete, que seja uma coisa corriqueira”. Em 2020, Curitiba elegeu a primeira vereadora negra da cidade, a atual deputada federal Carol Dartora (PT).

Herivelto adiantou que aproveitará o período para vistoriar obras na cidade, entre elas as do Bairro Novo da Caximba e as intervenções na Linha Verde. Além disso, deve visitar o local onde será construído o Parque da África, que ficará ao lado da Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho. Nesta sexta (31), o prefeito interino percorreu a Vila Leão, na região sul, para verificar demandas de moradores que pedem solução para uma área que sofre com alagamentos.


						
							Ex-jornalista da Globo é o 2º prefeito negro da história de Curitiba
Foto por Divulgação
Herivelto foi apresentador de telejornal na Globo e RicTV
continua após publicidade

SUCESSÃO

A Lei Orgânica do Município, que funciona como uma constituição local, estabelece a linha de sucessão no caso de ausência ou impedimento do prefeito e do vice. O primeiro a ser convocado é o presidente da Câmara Municipal, seguido do primeiro e do segundo-vice-presidente. Na sequência, são chamados os demais membros da Mesa Diretora e, por fim, o vereador mais votado, em ordem decrescente.

A linha de sucessão chegou até Herivelto Oliveira pois os outros três membros da Mesa Diretora em condições de assumir a função, e outros seis vereadores com maior votação, declararam-se impedidos de assumir o cargo de prefeito pois são pré-candidatos às eleições municipais, que serão realizadas em outubro deste ano. Herivelto afirmou que não vai disputar a próxima eleição, por isso aceitou assumir o cargo. Com base na Constituição Federal (art. 14 § 6º) e a regra de desincompatibilização, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que o vereador que “substitui ou sucede prefeito nos seis meses anteriores às eleições é inelegível para se reeleger vereador”.

continua após publicidade

PERFIL

Natural de Curitiba, o jornalista Herivelto Alves de Oliveira tem 60 anos de idade e está no segundo mandato como vereador na Câmara Municipal de Curitiba. É casado e tem um filho. Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), também é músico e consultor de comunicação. Em 2020, foi eleito vereador pelo Cidadania, com 6.441 votos. Nas eleições de 2016, recebeu 5.368 votos, tendo ficado na suplência. Assumiu o cargo somente em janeiro de 2019, e permaneceu até o final daquela legislatura, no final de 2020.

Sua primeira atividade profissional foi como estagiário na assessoria de comunicação da Rede Ferroviária Federal, em 1986. No mesmo ano atuou como repórter na TV Curitiba e, poucos meses, depois foi chamado para a equipe de reportagem da TV Paranaense (Globo), onde permaneceu por 27 anos. Participou da equipe que criou o telejornal Paraná TV, que mudou a forma de fazer telejornalismo no estado. Durante mais de 10 anos, atuou como editor e apresentador desse telejornal.

Em abril de 2013, foi contratado pela RICtv Record de Curitiba, para ser editor e apresentador do telejornal Paraná no Ar, onde ficou até maio de 2015. Em março de 2017, criou um canal no YouTube para dar oportunidade e visibilidade a negros brasileiros – é o Brasil de Cor, que apresenta entrevistas que mostram os desafios de ser negro e histórias de sucesso e informações de interesse geral.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-jornalista da Globo é o 2º prefeito negro da história de Curitiba"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!