MAIS LIDAS
VER TODOS

CORONAVÍRUS

Estudo busca entender disseminação do vírus com 800 testes rápidos

Parceria entre a Prefeitura de Maringá e três instituições de ensino superior da cidade viabilizará a realização de 800 testes rápidos para positivar ou descartar a presença do covid-19. Os exames serão realizados em quatro etapas a partir do dia 20 de ma

Da Redação

·
Denis Bertolini, da UEM: estudo vai permitir reforço do embasamento técnico para adoção de medidas de prevenção ao coronavírus
Icone Camera Foto por Aldemir de Moraes
Denis Bertolini, da UEM: estudo vai permitir reforço do embasamento técnico para adoção de medidas de prevenção ao coronavírus
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.05.2020, 11:58:30 Editado em 14.05.2020, 12:04:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Parceria entre a Prefeitura de Maringá e três instituições de ensino superior da cidade viabilizará a realização de 800 testes rápidos para positivar ou descartar a presença do covid-19. Os exames serão realizados em quatro etapas a partir do dia 20 de maio. “Esse trabalho integra o conjunto de estratégias de enfrentamento ao coronavírus e representa importante avanço no entendimento de como o vírus se dissemina pela cidade”, afirma o secretário de Saúde, Jair Biatto.

continua após publicidade

Os resultados obtidos pelo estudo reforçaram a base técnica de dados da Secretaria de Saúde, que referenda as medidas adotadas em relação ao controle da pandemia. “Isolamento social e restrições ao funcionamento de atividades econômicas estão entre as decisões que devem ser medidas por informações técnicas”, afirma Denis Bertolini, chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina e Coordenador do Laboratório de Virologia Clínica da UEM. Uningá e Unicesumar também participam do estudo.

As diversas medidas já aplicadas pelo município, expressas em decretos e portarias, foram fundamentais para a manutenção de números positivos em relação a pandemia, como demonstram taxas de ocupação hospitalar e positivação/descarte de casos. A taxa de transmissibilidade em regiões com vírus circulando é de uma pessoa infectando outras duas a três pessoas. Maringá está na média de uma para uma.

continua após publicidade

Equipe formada por geógrafos e estatísticos define número de residências por regiões da cidade onde os testes serão aplicados. De cada casa, um morador será escolhido para avaliação. Em caso positivo, todos da família serão testados, a partir da coleta de 10 microlitros de sangue obtido de picada na ponta do dedo. O resultado sai em 20 minutos. Se necessário, o local será isolado e a família colocada em isolamento, controlado pela Secretaria de Saúde.

O Laboratório da UEM tem equipamentos de ponta. Inclusive com partes robóticas, que já eram usados para testes de outros tipos de vírus. Equipamentos serão usados para pesquisas mais sofisticadas sobre coronavírus. Esse será primeiro procedimento técnico oficial em Maringá. Bertolini informa que UEM já tem projetos de pesquisa encaminhados para o governo federal e aguarda retorno.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Estudo busca entender disseminação do vírus com 800 testes rápidos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!