MAIS LIDAS
VER TODOS

conquista

Estudantes do Paraná participam de evento da ONU em Harvard

Doze alunos do Ensino Médio foram selecionados para participar da maior e mais prestigiada simulação da Organização das Nações Unidos (ONU) do mundo

Da Redação

·
O evento reúne mais de 4 mil estudantes de 57 países diferentes
Icone Camera Foto por Divulgação
O evento reúne mais de 4 mil estudantes de 57 países diferentes
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.01.2023, 13:40:46 Editado em 23.01.2023, 13:40:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Entre os dias 26 e 29 de janeiro, 12 estudantes do Paraná vão representar o estado brasileiro na 70ª edição da "Harvard Model United Nations". O evento é a maior e mais prestigiada simulação da Organização das Nações Unidos (ONU) do mundo.

continua após publicidade

Os alunos do Colégio Sesi da Indústria de Curitiba vão viajar até Boston, nos Estados Unidos, para o evento que reúne mais de 4 mil estudantes do Ensino Médio de 57 países diferentes. O objetivo é simular papéis de diplomatas, juízes, deputados ou jornalistas nos comitês da ONU.

LEIA MAIS: Universidades estaduais ofertam 7.299 vagas para cursos de graduação

continua após publicidade

Os estudantes são selecionados por meio de um processo seletivo, onde eles devem redigir textos em inglês defendendo determinados assuntos. O objetivo principal da HMUN é o debate e a solução de problemáticas urgentes para a comunidade internacional.

Os alunos do Colégio Sesi da Indústria foram selecionados para comitês intermediários e avançados. Eles vão representar a Polônia, em sete comitês diferentes, e a França, no Conselho de Segurança da ONU.

Para a superintendente do Sesi no Paraná, Fabiane Franciscone, a participação do Colégio Sesi no evento mundial é motivo de muito orgulho para a instituição. “Sempre incentivamos a participação de nossos alunos em projetos que estimulem o pensamento crítico e o desenvolvimento de soluções para desafios reais. Esses estudantes fazem parte de um seleto grupo de jovens escolhidos pela Universidade de Harvard para pensar em questões contemporâneas, nas mais diversas frentes, e que terão a oportunidade de entrar em contato com culturas de mais de 50 países.”

continua após publicidade

O mentor do projeto, o professor Tiago Cantuario da Silveira, conta que as participações como representantes da Polônia e da França são bem importantes e mostram o protagonismo que a delegação recebeu em pautas que envolvem esses dois países. “A Polônia, por ser um país essencial na discussão atual, frente ao conflito entre Ucrânia e Rússia. Os comitês têm temáticas que envolvem esse conflito. E a França, por estarmos no Conselho de Segurança que, talvez, seja uma das reuniões mais importantes das quais vamos participar no evento”, afirma.

A preparação dos alunos para a HMUN teve conceituação sobre a ONU, as simulações, sobre os documentos que os alunos precisavam construir, como funcionam os debates e como elaborar os discursos. “Este é um grupo bem diverso, com alunos dos três anos do Ensino Médio, com conhecimentos apurados em diferentes áreas, como História, Geografia e na própria proficiência em língua inglesa. Houve uma troca bem bacana entre eles”, diz o professor.


Fonte: Informações RicMais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Estudantes do Paraná participam de evento da ONU em Harvard"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!