MAIS LIDAS
VER TODOS

Educação

Estudantes desenvolvem aplicativo para estudo do Universo

Estudar o espaço fascina muita gente e uma nova ferramenta pode facilitar essa prática. Alunos da Sala de Recursos para estudantes com altas habilidades e superdotação do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no município de Sertanópolis, no Norte do Paraná,

Da Redação

·
Estudantes desenvolvem aplicativo para estudo do Universo
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2020, 17:10:03 Editado em 21.10.2020, 17:09:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Estudar o espaço fascina muita gente e uma nova ferramenta pode facilitar essa prática. Alunos da Sala de Recursos para estudantes com altas habilidades e superdotação do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no município de Sertanópolis, no Norte do Paraná, estão desenvolvendo um aplicativo que ajuda a descobrir o universo e os astros – é o Astro Quiz.

continua após publicidade

Leandro Nunes está no 3º ano do Ensino Médio e é aluno da Sala de Recursos. Ele conta que sempre foi apaixonado por conhecer mais a respeito do universo. Seu grande objetivo é criar um projeto científico que possibilita às pessoas a entenderem mais a respeito do espaço.

“Vimos que muitos alunos tinham dúvidas, mas também interesse em aprender mais a sobre o espaço. Foi então que fizemos todo um estudo em cima desse tema, criamos conteúdos de estudo sobre o espaço, o universo, e assim chegamos ao nosso Astro Quiz - Aplicativo Pedagógico, interativo e multidisciplinar de astronomia para alunos da educação básica”, explica o jovem.

continua após publicidade

GRANDE POTENCIAL - Em 2018, orientado pela professora Francislene Ramos, Leandro participou de uma feira científica com sua colega Caroline Bavati de Campos. Juntos, decidiram criar um projeto que ajudasse estudantes a aprender mais sobre os astros. A ideia deu tão certo que em 2019 produziram o aplicativo e agora, em 2020, estão testando o app em diferentes plataformas para o uso de mais alunos.

“Eu cuido da parte de programação, design do produto e exatas. A Caroline cuida da parte teórica e elaboração de conteúdos. A professora nos orienta em todo o processo e estamos tendo bons progressos”, explica o estudante.

Para a professora Francislene Ramos, o trabalho dos estudantes tem um potencial de expandir o conhecimento dos alunos a respeito da astronomia. “Acompanhar o desenvolvimento do projeto Astro Quiz tem sido muito importante para mim. Ver o comprometimento e o progresso dos meus alunos é também muito gratificante”, disse.

continua após publicidade

INOVADOR - A aluna Carolina, que também é da sala de Altas Habilidades, afirma que o Astro Quiz tem um diferencial quando comparado a outros projetos acadêmicos de estudo dos astros. “Nós já encontramos aplicativos parecidos com o nosso. Porém, não apresentam todas as funções que este. Esse foi mais um motivo para iniciarmos esse projeto, agregar mais funções nele”, explica a estudante.

A ferramenta ainda está em fase de testes. Seu atual modelo está em processo de avaliação e modernização e o plano é disponibilizá-lo nas plataformas do App Store já em 2022.

RECONHECIMENTO NACIONAL - O projeto científico Astro Quiz já ganhou diversos prêmios em várias feiras de ciências regionais e nacionais, entre as quais a FIciências, em Foz do Iguaçu, em 2018; a Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia – Feparcit, em Cascavel (2019); a feira Mocica, no Ceará (2019); o Sitec, Simpósio Interativo de Londrina (2019) e o Prêmio Respostas para o Amanhã, da Samsung (2020).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Estudantes desenvolvem aplicativo para estudo do Universo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!