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Estado lança edital para nova duplicação na PR-323

Um novo trecho da rodovia PR-323, no Noroeste do Paraná, está mais próximo de receber obras de duplicação. O Governo do Estado publicou o edital de licitação que irá selecionar a empresa responsável por duplicar o trecho da rodovia que vai de Doutor Camar

Da Redação

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Estado lança edital para nova duplicação na PR-323
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2020, 13:52:34 Editado em 05.10.2020, 13:52:38
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Um novo trecho da rodovia PR-323, no Noroeste do Paraná, está mais próximo de receber obras de duplicação. O Governo do Estado publicou o edital de licitação que irá selecionar a empresa responsável por duplicar o trecho da rodovia que vai de Doutor Camargo até aproximadamente um quilômetro antes da margem do Rio Ivaí. Serão mais 6,3 quilômetros duplicados na rodovia.

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Além da duplicação, estão previstas obras de implantação de interseção em desnível, vias marginais, acostamento e passeios. O valor estimado da obra é de R$ 55 milhões e as empresas que desejarem participar da licitação têm até o dia 28 de outubro para enviar suas propostas ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR).

A obra integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

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HISTÓRICO – De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, viabilizar a duplicação de mais um trecho da PR-323 é um indicativo que o Paraná vive um momento histórico de reformulação da malha rodoviária. “Estamos trabalhando com muito afinco para garantir uma infraestrutura cada vez mais preparada e condizente com a grandeza do Paraná”, disse.

Segundo ele, a PR-323 é um dos principais corredores, por onde boa parte da produção do Norte e Noroeste é escoada para as demais regiões. “Já estamos duplicando o trecho entre Paiçandu e Doutor Camargo e, com a publicação desse novo edital, estamos garantindo mais R$ 55 milhões de investimento à região”, afirmou.

Para o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, a duplicação atende a uma reivindicação antiga da população de Doutor Camargo e de quem depende da rodovia para acessar outros centros do Estado. “Trata-se de um trecho bastante estratégico, que liga Maringá a Cianorte e onde o fluxo diário de veículos é muito grande. Há tempos essas obras de duplicação eram necessárias para garantirmos um deslocamento mais ágil e seguro”, disse Furiatti.

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NA PRÁTICA – O segmento da rodovia que será duplicado vai do km 174,2 ao 180,5. Além da duplicação, o projeto prevê a implantação de vias marginais e de um viaduto que dará acesso a Doutor Camargo. Entre o km 178 e o 180 está previsto também a instalação de um ponto de retorno para quem vem de Doutor Camargo e precisa voltar ao município. A velocidade diretriz da rodovia será de 80 km/h.

TRANSPARÊNCIA – Em conformidade com as políticas do BID, que financia a obra, o DER/PR realizou consulta pública na cidade de Doutor Camargo para apresentar o projeto à população. O evento aconteceu em março na Câmara de Vereadores do município e serviu para que os moradores pudessem tirar dúvidas a respeito do empreendimento. Os materiais apresentados na Consulta seguem disponíveis no site do DER/PR.

LICITAÇÃO – Com o edital publicado no dia 28 de setembro, as empresas interessadas em participar do certame devem enviar suas propostas até dia 28 de outubro. A abertura dos envelopes está programada para as 14h do dia seguinte, na sede do DER/PR e com transmissão ao vivo pela internet.

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O edital acontece na modalidade de Licitação Pública Nacional, em que o critério a ser avaliado nas propostas de preço é o menor valor oferecido, desde que atendidas as qualificações para habilitação técnica previstas no edital. Todos os documentos referentes a essa licitação estão disponíveis no site Compras Paraná.

EM ANDAMENTO – Atualmente, estão em andamento as obras de duplicação de pouco mais de 20 quilômetros da PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo. Com término previsto ainda para 2020, essas intervenções também passaram a contar com financiamento do BID. Até o momento, cerca de 83% desta obra já está concluída.

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