MAIS LIDAS
VER TODOS

Esporte

Estado ajuda a formar equipe paranaense de patinação artística no gelo

Atleta do Paraná é campeã mundial de patinação em rodas e representou o Brasil no 'Grand Prix Junior' da modalidade em 2022 e 2023

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.03.2024, 09:37:27 Editado em 11.03.2024, 09:37:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Campeonato Paranaense de Patinação Artística no Gelo no Jockey Plaza Shopping, em Curitiba, realizado neste domingo (10), marcou o pontapé inicial do apoio do Governo do Estado, por meio do Proesporte - Lei de Incentivo, em 2024, para a equipe paranaense da modalidade. Catorze atletas se apresentaram na pista Vikings no Gelo, em cinco diferentes baterias: pré-iniciante, iniciante, básico, básico 2 e internacional. Ele ajudou a preparar a equipe para a disputa do campeonato nacional da modalidade, em julho.

continua após publicidade

O projeto terá duração total de nove meses, com apresentações, oficinas e palestras para incentivar e mostrar a modalidade. O incentivo financeiro da lei estadual será usado para criar, fomentar e manter atletas, em especial de 11 à 17 anos, residentes no Paraná, dentro da equipe de patinação artística no gelo, em parceria com a Federação de Esportes no Gelo do Estado do Paraná e a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

- LEIA MAIS: Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas no Paraná; confira

continua após publicidade

De acordo com o diretor da Federação de Esportes no Gelo do Estado do Paraná, Cleber Reikdal, o projeto já reúne nove atletas. "A gente não tem pista de patinação em Curitiba, isso é uma grande dificuldade, então a gente trabalha com a patinação sobre rodas, os atletas fazem esses treinamentos com patins, bem similar ao gelo, mas ainda temos alguns desafios pela frente. Com esse apoio do Governo do Estado queremos consolidar o esporte, que não é tão tradicional em um país tropical", contou.

E o primeiro campeonato foi um sucesso. Maria Joaquina, campeã na categoria Internacional, tem 15 anos e começou a patinar aos 8. Ela é campeã mundial de patinação em rodas e representou o Brasil no Grand Prix Junior da modalidade em 2022 e 2023. Ela também já participou de competições em Porto Alegre, Florianópolis e Santos. Internacionalmente, já competiu na Áustria, Colômbia, Paraguai e Letônia.

A atleta natural de Curitiba e participante da equipe paranaense gostou de participar pela primeira vez de uma competição em casa. "Quando fiz 10 anos eu decidi participar da minha primeira competição e isso foi incrível, mesmo não sendo a melhor, eu falei que é isso que eu quero pra minha vida. Eu espero que esse ano seja muito bom, que todo mundo continue treinando muito, que a gente viaje para outros lugares, e muito mais", afirmou.

continua após publicidade

Viviane May, de 43 anos, começou a patinar aos 37, época em que acompanhava as aulas da filha, que também está iniciando na modalidade. Ela foi campeã da categoria pré-iniciante. "No início eu falei, por que não fazer uma aula experimental? Aí eu comecei a pegar gosto", disse. Hoje, a patinação leva toda a família aos campeonatos: a filha Izabel, a irmã Dayane e a sobrinha Valkiria. "A gente pegou amor pelo esporte, é muito bonito, gostamos das roupas, das músicas, da parte técnica, tudo que envolve a patinação", afirmou.

O presidente da federação, Gustavo Cavalcanti, comemorou o primeiro evento de 2024. "A ideia é capacitar as atletas e montar coreografias adequadas ao gelo, para que elas cheguem em julho bem preparadas", complementou.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

continua após publicidade

Confira os resultados do Campeonato Paranaense de Patinação Artística no Gelo:

Pré-iniciante

continua após publicidade

1- Viviana May

2 - Valkiria May

3 - Giordana Ignelzi

continua após publicidade

Iniciante

1 - Catherine Baggio

2 - Dayane May

continua após publicidade

3 - Isabel May

Básico 1

continua após publicidade

1 - Larissa Harumi

2 - Beatriz Riboldi

3 - Carlos Eduardo

Básico 2

1 - Eduarda Ghisleni

2 - Eliza Franzen

3 - Ana Zimmermann

Internacional

1 - Maria Joaquina

2 - Thalia Cavalcanti

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Estado ajuda a formar equipe paranaense de patinação artística no gelo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!