MAIS LIDAS
VER TODOS

Cultura

Espaços culturais do Estado participam da 14ª Primavera dos Museus

Espaços culturais do Estado participam da 14ª Primavera dos Museus

Da Redação

·
Espaços culturais do Estado participam da 14ª Primavera dos Museus
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.09.2020, 16:00:48 Editado em 17.09.2020, 16:00:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Espaços culturais pertencentes ao Governo do Estado participarão da 14ª Primavera do Museu, uma ação nacional, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece de 21 a 27 de setembro. A ação é coordenada nacionalmente para unir instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos.

continua após publicidade

Do Estado, do participam o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), Museu Paranaense (MUPA), Museu Oscar Niemeyer (MON) e Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), em ação conjunta com o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP).

EM TRANSFORMAÇÃO - Em 2020, a Primavera dos Museus chega à sua 14ª edição e conta com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”, estimulando gestores e público a pensarem e participarem de atividades em ambiente virtual, como maneira de manter vivas, e de forma segura, as conexões entre os museus e as pessoas no contexto de isolamento social.

continua após publicidade

As atividades incluem exposições virtuais, visitas guiadas de maneira online, lives, palestras e oficinas. Vale lembrar que a programação é inteiramente gratuita.

A programação de cada espaço pode ser conferida nas redes sociais da Secretaria de Comunicação Social e da Cultura do Paraná (SECC) ou nas redes de cada um dos espaços.

PROGRAMAÇÃO POR ESPAÇOS Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)Pela primeira vez, o MIS-PR apresentará lives em seu perfil do Instagram, todas especialmente pensadas para a programação da Primavera dos Museus. Do dia 21 ao dia 25 de setembro, sempre às 11h da manhã, será possível conferir lives com especialistas e profissionais convidados pelo museu. Desde demonstrações sobre como funciona um projetor 16mm e rádios antigos, passando por uma apresentação sobre TV no Paraná até um bate-papo sobre fotografia analógica. De 21 a 25 de setembro, no Instagram @mis_pr, sempre às 11h00:

continua após publicidade

21/09: Visita guiada online à exposição Ilhas da Imaginação;

22/09: O funcionamento do projetor 16mm: apresentação online com preparação e apresentação de trechos de filmes em 16mm;

23/09: Rádios e discos: apresentação sobre o funcionamento de um rádio antigo e audição de músicas em vinil;

continua após publicidade

24/09: Televisores: Conhecendo um pouco da história da TV no Paraná;

25/09: Fotografia analógica: Bate papo online sobre câmeras, filmes e processos fotográficos históricos.

continua após publicidade

Museu Paranaense (MUPA)

O Museu Paranaense participará da 14ª Primavera dos Museus com duas palestras. A primeira apresenta a museóloga e pesquisadora Mariana Hartenthal, com a palestra intitulada “A linguagem visual das exposições digitalizadas”. Já a segunda atividade será a palestra “Museus, cultura digital e tecnologias” com a artista, pesquisadora e professora Denise Bandeira. A programação, totalmente online, acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, a partir das 18h. As palestras serão disponibilizadas no Instagram e Facebook do MUPA.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

continua após publicidade

O Museu Oscar Niemeyer participa com novidades, como uma conversa sobre a atuação e disseminação da arte e da cultura entre a curadora Denise Mattar e o colecionador e diplomata Fausto Godoy, doador da maior coleção de arte asiática da América do Sul ao MON. Este bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal do MON no YouTube no dia 27/09, às 16h.

Outra novidade será a série de posts #artequeeurespiro. A cada semana uma pessoa ligada ao mundo das artes irá escolher uma palavra motivadora e uma obra do acervo do MON que se relacione a ela. Nos últimos meses, o MON intensificou a produção de conteúdo virtual, com diversas atividades que já alcançaram mais de 260 mil pessoas pelas redes sociais da instituição. Durante toda a semana da 14ª Primavera dos Museus, o público poderá acompanhar exposições virtuais, oficinas artísticas online e quizzes, que serão apresentados nas redes sociais do MON.

21/09: Estreia da nova série #artequeeurespiro, com a participação de artistas e convidados.

continua após publicidade

22/09: Mediação online sobre obras do acervo #monemcasa.

23/09: Oficina artística “Lokapala”, em vídeo – confecção de máscara em gesso e massa de modelar.

continua após publicidade

24/09: Programação #tbt: momento para relembrar as exposições que passaram pelo Museu.

25/09: Mediação online da série #arquiteturamon. Momento quiz sobre a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”.

26/09: Visita virtual a uma exposição do MON. Todas as ações acima estarão disponíveis nas redes sociais do MON: Instagram e Facebook.

27/09, às 16h: Conversa entre a curadora Denise Mattar e o colecionador, curador e diplomata Fausto Godoy, doador da maior coleção de arte asiática da América do Sul ao MON, sobre a atuação e disseminação da arte e da cultura. No canal do MON no Youtube.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) e Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP)

O Centro Juvenil de Artes Plásticas produziu uma série de vídeos sobre a história da arte moderna e contemporânea no Paraná para o projeto “Artistas Paranaenses” - realizado em parceria com o Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto. Os vídeos trazem um apanhado geral da arte no Paraná desde os primórdios de sua existência até a contemporaneidade, passando pelas diferentes fases de desenvolvimento econômico, cultural e artístico, contemplando inúmeras imagens que registram a história artística do Estado, bem como seus principais artistas.

O lançamento dos três vídeos da série “Arte no Paraná” ocorrerá na semana da 14ª Primavera dos Museus de forma online, nas páginas do Facebook e Instagram do CJAP e do MCAA.

Além disso, no dia 21 de setembro, às 11h, acontece uma live no Instagram do CJAP com Luiz Gustavo Vídal (Diretor do CJAP e MACC) e as professoras coordenadoras do projeto Adriana Dalazen Cichocki e Liane Barreto, que explicarão o projeto e o processo de pesquisa para produção do conteúdo dos vídeos. Simultaneamente, será feita a publicação do primeiro vídeo da série nas redes sociais do CJAP e MCAA. No dia 23/09, às 11hs, será publicado o segundo vídeo e no dia 25/09, também às 11h, será disponibilizado o terceiro vídeo da série.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Espaços culturais do Estado participam da 14ª Primavera dos Museus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!