MAIS LIDAS
VER TODOS

EDUCAÇÃO

Escolas podem reabrir no próximo dia 19 em algumas regiões do Paraná

Como prevê o artigo 36 da Lei Complementar Federal 141, de janeiro de 2012, ao final de cada quatro meses, o secretário de estado da Saúde e equipe prestaram contas das receitas e despesas da pasta referente ao segundo quadrimestre de 2020 à Comissão de S

Da Redação

·
Escolas podem reabrir no próximo dia 19 em algumas regiões do Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.10.2020, 16:29:14 Editado em 06.10.2020, 16:29:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Como prevê o artigo 36 da Lei Complementar Federal 141, de janeiro de 2012, ao final de cada quatro meses, o secretário de estado da Saúde e equipe prestaram contas das receitas e despesas da pasta referente ao segundo quadrimestre de 2020 à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná. E, em ano atípico, em razão da pandemia de covid-19, o balanço foi feito por videoconferência, nesta terça-feira (06) com o secretário Beto Preto e o diretor-geral, Nestor Werner Júnior no Plenário da Casa de Leis. Questionado, Beto Preto afirmou que aulas presenciais podem voltar no próximo dia 19 em algumas regiões específicas do Estado.

continua após publicidade

A apresentação, referente a 1º de maio e 31 de agosto, foi marcada pelo impacto da covid-19, já que esses foram os meses mais críticos da pandemia no País e no Paraná. “Época em que colocamos em prática nosso plano de contingência, que apesar do grande número de óbitos e casos registrados, conseguimos conter a pandemia ficando entre os estados com menor incidência. Além de não termos deixado nenhum paciente sem atendimento”, afirmou Beto Preto.

Questionado pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Batista (DEM), sobre o retorno às aulas o secretário Beto Preto insistiu que, além do número de casos e óbitos, a taxa de transmissão, no Paraná, que está em 0,8, precisa estar em 0,5 para um retorno tranquilo dos alunos. Ele também demonstrou cautela em razão de uma síndrome inflamatória que está acometendo crianças. “Foram 11 notificações aqui no estado com três crianças indo a óbito. Ela é secundária ao coronavírus. Digo isso, porque se tem a teoria de que as crianças são assintomáticas, o que não é totalmente verdade observando essa síndrome. Por isso, todas as medidas de cautela estão sendo tomadas”, ressaltou. “Há um grande grupo que reúne várias frentes para decidir a data dessa possível retomada”, completou.

continua após publicidade

RETORNO NO DIA 19

Segundo Beto Preto, o importante seria liberar o retorno das aulas presenciais para instituições públicas e privadas para a mesma data, porque “isso é democrático e nivela o conhecimento. A ideia é termos um plano piloto de retorno às aulas em algumas áreas do Paraná com menos casos de incidência e óbitos. Isso vamos fechar nos próximos dias com a possibilidade de retorno no dia 19 de outubro nessas áreas, nestes colégios estaduais. Claro que com o rodízio de alunos, respeitando tudo aquilo que está escrito na resolução SESA 632, que implica em distanciamento social, medidas de cautela, lavagem das mãos e tem também vem sendo colocado como meta pela SEED que tem agido de maneira republicana. Devemos bater o martelo nos próximos dias, com a anuência do governador Ratinho Júnior, com um plano piloto de 15 dias nas áreas que temos menos incidência de novos casos e óbitos”.

O secretário destacou a parceria e entendimento do secretário de Educação, Renato Feder, que sempre se colocou preparado para a metodologia de retorno às aulas, esperando uma decisão mais apropriada da área da saúde para a data e disse que “estamos chegando perto dessa data, pois a curva de casos está caindo”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Escolas podem reabrir no próximo dia 19 em algumas regiões do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!