MAIS LIDAS
VER TODOS

PARANÁ

Epidemia de dengue ainda não alcançou ápice, afirma Beto Preto

Segundo o secretário, El Nino antecipou em dois meses a curva epidêmica da doença; casos continuarão crescendo

Da Redação

·
Secretário de Saúde, Beto Preto, durante coletiva
Icone Camera Foto por aen
Secretário de Saúde, Beto Preto, durante coletiva
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.03.2024, 18:25:34 Editado em 14.03.2024, 18:38:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A epidemia de dengue ainda não alcançou o ápice de casos no Paraná. Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (14), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que o estado enfrentará mais algumas semanas de casos crescentes. “Não atingimos ainda patamar de queda de modo que teremos ainda algumas semanas de crise pela frente”, comenta, acrescentando que a epidemia é a maior já enfrentada pelo estado. Assista o vídeo no fim do texto.

continua após publicidade

O secretário também demonstrou preocupação a respeito do perfil da atual epidemia com o avanço da dengue para regiões do estado com pouco histórico de problemas com a doença. “Estamos com casos no centro sul, em cidades como Irati e Guarapuava”, comenta.

- LEIA MAIS: Apucarana ultrapassa 11,7 mil casos de dengue, informa Sesa

continua após publicidade

Segundo Beto Preto, o fenômeno climático do El Nino antecipou em dois meses a curva epidêmica da dengue no Paraná. “Estudos apontam que as temperaturas mais altas podem chegar a dobrar a vida do mosquito. o que viveria em torno de quatro semanas a um mês, passa a viver dois meses”, comenta.

Alguns com município com infestação, a secretaria detectou a presença disseminada do mosquito, que em algumas localizadas pôde ser visto durante o dia, o que costuma ser raro.

DECRETO

Nesta quinta, o Governo do Paraná decretou situação de emergência em saúde pública para a dengue. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas. O decreto 5.183/2024 terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença.

continua após publicidade

Entre os principais pontos do documento estão a intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo Sistema Único Saúde (SUS), entre as quais o dever da população facilitar a aplicação de medidas sanitárias relativas às doenças transmissíveis, como visitas domiciliares.

A declaração permite, ainda, dar mais agilidade na destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios, evitando trâmites usuais, e facilitando, por exemplo, o processo de aquisição de insumos e medicamentos.

Assista o vídeo:

continua após publicidade

A epidemia de dengue ainda não alcançou o ápice de casos no Paraná. Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (14), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que o estado enfrentará mais algumas semanas de casos crescentes. “Não atingimos ainda patamar de queda de modo que teremos ainda algumas semanas de crise pela frente”, comenta, acrescentando que a epidemia é a maior já enfrentada pelo estado. tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Epidemia de dengue ainda não alcançou ápice, afirma Beto Preto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!