MAIS LIDAS
VER TODOS

PARANÁ

Enem: alunos afetados pelas chuvas podem pedir reaplicação das provas

Inep emitiu nota prevendo a reaplicação das provas da primeira fase deste domingo (05) para estudantes dos municípios mais afetados pelas chuvas no PR

Da Redação

·
Nota do Inep afirma que é possível reaplicar as provas em situações específicas
Icone Camera Foto por Arquivo AEN
Nota do Inep afirma que é possível reaplicar as provas em situações específicas
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.11.2023, 19:35:02 Editado em 02.11.2023, 19:41:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) emitiu nota prevendo a reaplicação das provas da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (05) para estudantes dos municípios mais afetados pelas chuvas no Paraná.

continua após publicidade

Na terça-feira (31), o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, havia encaminhado um ofício ao Instituto solicitando o reagendamento da prova em razão da situação de emergência decretada em algumas regiões devido às fortes chuvas. “Foi uma decisão sábia, que demonstra toda a sensibilidade do Inep ao nosso apelo. A atitude vem ao encontro do compromisso do nosso governo e da secretaria com o bem-estar dos estudantes afetados por essa situação”, disse o secretário.

-LEIA MAIS: No Dia de Finados, cemitério alaga e túmulos ficam submersos no Paraná

continua após publicidade

A nota afirma que é possível reaplicar as provas em situações específicas como a de “participantes com algum problema logístico causado por desastres naturais na aplicação regular”. Além disso, informa que “a solicitação pode ser feita pelos inscritos do Estado do Paraná que não puderem comparecer ao local designado ou que se sintam prejudicados”, diz o texto.

O Inep vai disponibilizar, entre 13 e 17 de novembro, na página do participante, uma aba específica para que estudantes façam a solicitação e submetam pedidos para análise. “Uma vitória dos nossos estudantes que vivem nas regiões alagadas e que se preparam o ano todo para as provas, mas que, neste momento, estão fragilizados”, reforça Miranda.

Descreve o ofício de número 1271324/2023/DGP-INEP ainda que o Inep vem acompanhando, em articulação com o Cebraspe, instituição aplicadora contratada para a operacionalização do Enem a situação do Paraná e demais localidades onde há incidentes ambientais. Segundo a nota, serão analisadas as possibilidades para garantir a aplicação, considerando que os materiais de aplicação, pessoal de apoio para a aplicação, bem como os locais de prova estão disponíveis e mobilizados para garantir a aplicação do Exame nos dias 5 e 12 de novembro

continua após publicidade

Diz ainda a nota que as solicitações serão avaliadas individualmente, e os fatos serão verificados junto à instituição aplicadora. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro, e, caso fique comprovado que houve prejuízo, o participante poderá realizar as provas em outras datas: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente.

Desta forma, conforme decisão do Inep, a data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio será mantida no Paraná, permanecendo a aplicação oficial da primeira fase do exame agendada para este domingo (05) a todos os alunos, sendo aberta a possibilidade de reaplicação àqueles afetados pelas enchentes no estado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Enem: alunos afetados pelas chuvas podem pedir reaplicação das provas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!