O primeiro eclipse total da Lua de 2025 vai ocorrer na madrugada desta sexta-feira (14) e pode ser visto em todas as regiões do Paraná. No entanto, a chuva pode atrapalhar quem tiver interesse em acordar de madrugada para acompanhar o fenômeno, que ocorre quando o Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra.
-LEIA MAIS: Família do bebê Davi celebra evolução após cirurgia de R$ 70 mil
O eclipse começa a partir das 2h06 no horário de Brasília, atingido o momento total às 3h58. Nesse instante, a sombra da Terra cobrirá completamente a Lua, que ficará avermelhada devido à ausência de luz solar direta.
Será o primeiro eclipse lunar total desde 2022, segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa). O fenômeno criará o efeito de "lua de sangue", quando o astro aparece avermelhado no céu.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão de chuva pode trabalhar o avistamento para moradores de Curitiba, Paranaguá, Rio Negro, Jaguariaíva, Jacarezinho, Londrina, Apucarana, Telêmaco Borba, Paranavaí e Campo Mourão.
Já em Guaíra, Foz do Iguaçu, Umuarama, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, União da Vitória e Maringá a situação será melhor, com menos instabilidade.
Nenhum equipamento especial é necessário para observar o eclipse, que poderá ser visto a olho nu.
Deixe seu comentário sobre: "Eclipse lunar: veja as melhores cidades do PR para observar o fenômeno"