"É um colapso iminente no sistema de saúde", diz Beto Preto - TNOnline
Mais lidas

    Paraná

    COVID-19

    "É um colapso iminente no sistema de saúde", diz Beto Preto

    "É um colapso iminente no sistema de saúde", diz Beto Preto
    Foto por Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 22.02.2021, 19:38:52 Editado em 22.02.2021, 19:39:32
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

     "É um colapso iminente no sistema de saúde", disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto,  na noite desta segunda-feira (22), durante entrevista ao telejornal Boa Noite, da RPC.

    O secretário e ainda falou que o Paraná vive o momento mais crítico da pandemia de Covid-19, e fez um apelo aos paranaenses para que todos evitem aglomerações, que usem máscara e álcool gel.

    O Paraná bateu um novo recorde de internações relacionadas à pandemia de Covid-19, de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desta segunda (22). São 3.165 pessoas hospitalizadas com suspeita ou diagnóstico da doença na rede pública e privada de saúde do Estado.

    O boletim indica ainda taxa de ocupação de 92% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) e 69% nas enfermarias. Restam apenas 100 vagas em UTIs no Paraná. Preto antecipou que o governo do Paraná deve editar um novo decreto entre terça (23) e quarta (24) com novas medidas restritivas.

    Entre as medidas previstas, estão o aumento do período de toque de recolher e proibição de consumo de bebidas alcóolicas, que hoje funciona da meia-noite à 5 horas, e a suspensão das cirurgias eletivas. De acordo com ele, o governo ainda estuda se a suspensão das cirurgias valerá apenas para o SUS ou também para os hospitais privadas. 

    A macrorregião com maior pressão no sistema de saúde, levando em conta os leitos do SUS para adultos, é a Oeste, com taxa de ocupação de 97% para UTI adulto, seguida da Leste (93%), que inclui Curitiba, Noroeste (88%) e Norte (86%). 

    Governo ativa leitos

    O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou  nesta segunda (22) que o Estado deve abrir mais 40 novos leitos de UTI para Covid-19 ainda nesta semana.  "Esta semana serão abertos mais 40 leitos de UTI espalhados em vários hospitais do estado. Nós estamos fazendo todo esforço e força tarefa para ampliar em todas as regiões. A Sesa já tem equipe rodando os hospitais para ver de que forma é possível fazer a ampliação. No caso desses 40 novos leitos já foi dada a autorização para ampliar", disse o governador. No fim de semana, a Sesa ativou mais 52 leitos de enfermaria: 15 estão no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá; 15 no Instituto Nossa Vida, no município de Coronel Vivida; 12 no Hospital e Maternidade Jesuítas, no município de Jesuítas, 10 leitos na Associação de Saúde, no município de Mangueirinha e 10 leitos no Hospital Bom Samaritano, em Céu Azul, na região de Cascavel, macrorregião Oeste.

    A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda- (22) 2.078 novos casos confirmados e 14 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 612.683 casos confirmados e 11.070 mortos em decorrência da doença. Os casos divulgados nesta data são de fevereiro 2.070 de 2021 e dos seguintes meses de 2020: agosto (1), setembro (1), outubro (4) e novembro (2).

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: ""É um colapso iminente no sistema de saúde", diz Beto Preto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.