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Drenagem e terraplenagem marcam avanço em obras de viaduto em Londrina

A obra é conhecida localmente como Viaduto da PUC, uma vez que vai facilitar o acesso ao campus desta universidade no município

Da Redação

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Já foram investidos mais de R$3 milhões
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Já foram investidos mais de R$3 milhões
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.01.2024, 12:26:59 Editado em 08.01.2024, 12:27:03
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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está avançando nas obras de implantação de um novo viaduto na BR-369 em Londrina, na região Norte. A obra é conhecida localmente como Viaduto da PUC, uma vez que vai facilitar o acesso ao campus desta universidade no município.

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Nesta etapa a população já pode ver grande movimentação de terra ao longo da Avenida Jockei Club, necessária para implantação de dispositivos de drenagem e implantação de emissário de águas, e também os serviços iniciais de terraplenagem de uma das novas rotatórias e sua marginal de acesso. Ao todo já foram investidos cerca de R$ 3 milhões na obra, de um total de R$ 31 milhões contratados, com os serviços tendo iniciado em setembro.

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O planejamento é implantar primeiro as novas vias marginais norte e sul, que por sua vez irão receber o tráfego de veículos da rodovia, permitindo o início dos serviços de implantação da infraestrutura do viaduto, que exigirão a demolição do pavimento atual.

VIADUTO:

O viaduto ficará no entroncamento da BR-369 com a Avenida Jockei Clube (acesso à PUC), Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias. Serão elevadas as pistas da rodovia federal e implantada passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.

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Estas pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças contarão com 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado.

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Também serão executadas novas calçadas em concreto, muros de contenção dos taludes do viaduto, sinalização horizontal e vertical, iluminação pública e paisagismo.

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