MAIS LIDAS
VER TODOS

Frente fria

Dia mais frio: cidades do Paraná registram temperaturas negativas

Fenômeno aconteceu em praticamente todas as cidades do oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e do leste paranaense

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.06.2022, 08:45:13 Editado em 12.06.2022, 10:10:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As baixas temperaturas provocadas por uma onda de frio que atua no Paraná fez com que diversas cidades registrassem geada, na manhã desta sexta-feira (20). Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno aconteceu principalmente em praticamente todas as cidades do oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e do leste paranaense neste domingo (12), o dia mais frio do ano.

continua após publicidade

De acordo com o Simepar, valores negativos em vários municípios. Destaque para General Carneiro e Palmas, com temperaturas abaixo de -3,0°C.

De acordo com o Simepar, a massa de ar frio que atua sobre o Sul do País, manteve a madrugada com tempo estável nas diversas regiões do Paraná. As temperaturas apresentaram-se em declínio neste momento. No sul do estado, os termômetros registraram temperaturas negativas em algumas cidades, como pode ser observado no mapa das temperaturas mínimas registradas às 4 horas.

continua após publicidade

Veja as cidades:

As baixas temperaturas do sábado (11) deram as caras novamente na madrugada deste domingo (12), com direito a registro de -3,9°C em General Carneiro e -1,5°C em Pinhão, na região Sul do Estado, e -2,5°C em Guarapuava, no Centro-Sul, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

De acordo com os registros do órgão, 44 estações meteorológicas registraram as temperaturas mais frias do ano, superando a onda de frio do fim de maio. As mínimas abaixo de zero também chegaram a Pato Branco (-1°C), Ponta Grossa (-0,9°C), Lapa (-0,2°C), Francisco Beltrão (-0,1°C), Cascavel (-0,1°C).

continua após publicidade

Um pouco acima disso ficaram Palotina (0,6°C), Laranjeiras do Sul (0,6°C), Irati (0,4°C), Foz do Iguaçu (0,4°C), Fazenda Rio Grande (0,4°C) e Colombo (0,4°C). Na faixa de 1°C estiveram Capanema (1°C) e Capitão Leônidas Marques (1,6°C).

Domingo

Domingo de frio no Paraná, com amanhecer bastante gelado em todo o Estado. As temperaturas ficam baixas e aumenta o risco de ocorrência de geadas, por conta da massa de ar frio de origem polar que atua na região. Inclusive, no centro-sul e no sudoeste paranaense, as temperaturas ficam negativas na maioria das cidades. Predomínio de sol ao longo do dia, mesmo assim não esquenta muito.

continua após publicidade

Segunda-feira

Conforme o Simepar, início de semana, ainda sob influência da massa de ar frio e seco (ar polar) no Paraná. É esperado um amanhecer gelado, com formação de geadas em boa parte do Estado. Em relação às temperaturas, a tendência é de valores bem baixos em vários setores paranaenses (temperaturas negativas no sudoeste e no centro-sul). Durante a manhã e tarde o sol predomina em todas as regiões. A partir do anoitecer volta a esfriar, mas no leste (RMC e litoral) há expectativa de formação de nuvens baixas/nevoeiros.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Dia mais frio: cidades do Paraná registram temperaturas negativas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!