Paraná

Dia mais frio: cidades do Paraná registram temperaturas negativas

Fenômeno aconteceu em praticamente todas as cidades do oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e do leste paranaense

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

As baixas temperaturas provocadas por uma onda de frio que atua no Paraná fez com que diversas cidades registrassem geada, na manhã desta sexta-feira (20). Conforme o  Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno aconteceu principalmente em praticamente todas as cidades do oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e do leste paranaense neste domingo (12), o dia mais frio do ano.

continua após publicidade

De acordo com o Simepar, valores negativos em vários municípios. Destaque para General Carneiro e Palmas, com temperaturas abaixo de -3,0°C. 

De acordo com o Simepar, a massa de ar frio que atua sobre o Sul do País, manteve a madrugada com tempo estável nas diversas regiões do Paraná. As temperaturas apresentaram-se em declínio neste momento. No sul do estado, os termômetros registraram temperaturas negativas em algumas cidades, como pode ser observado no mapa das temperaturas mínimas registradas às 4 horas.

continua após publicidade

Veja as cidades:

As baixas temperaturas do sábado (11) deram as caras novamente na madrugada deste domingo (12), com direito a registro de -3,9°C em General Carneiro e -1,5°C em Pinhão, na região Sul do Estado, e -2,5°C em Guarapuava, no Centro-Sul, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

De acordo com os registros do órgão, 44 estações meteorológicas registraram as temperaturas mais frias do ano, superando a onda de frio do fim de maio. As mínimas abaixo de zero também chegaram a Pato Branco (-1°C), Ponta Grossa (-0,9°C), Lapa (-0,2°C), Francisco Beltrão (-0,1°C), Cascavel (-0,1°C).

continua após publicidade

Um pouco acima disso ficaram Palotina (0,6°C), Laranjeiras do Sul (0,6°C), Irati (0,4°C), Foz do Iguaçu (0,4°C), Fazenda Rio Grande (0,4°C) e Colombo (0,4°C). Na faixa de 1°C estiveram Capanema (1°C) e Capitão Leônidas Marques (1,6°C).

Domingo

Domingo de frio no Paraná, com amanhecer bastante gelado em todo o Estado. As temperaturas ficam baixas e aumenta o risco de ocorrência de geadas, por conta da massa de ar frio de origem polar que atua na região.  Inclusive, no centro-sul e no sudoeste paranaense, as temperaturas ficam negativas na maioria das cidades. Predomínio de sol ao longo do dia, mesmo assim não esquenta muito.

continua após publicidade

Segunda-feira 

Conforme o Simepar, início de semana, ainda sob influência da massa de ar frio e seco (ar polar) no Paraná. É esperado um amanhecer gelado, com formação de geadas em boa parte do Estado. Em relação às temperaturas, a tendência é de valores bem baixos em vários setores paranaenses (temperaturas negativas no sudoeste e no centro-sul). Durante a manhã e tarde o sol predomina em todas as regiões. A partir do anoitecer volta a esfriar, mas no leste (RMC e litoral) há expectativa de formação de nuvens baixas/nevoeiros. 

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News