MAIS LIDAS
VER TODOS

MEIO AMBIENTE

Dia do Agricultor é marcado pela restauração de nascente

A meta é garantir água limpa e potável para os cooperados, ajudar no desenvolvimento sustentável das propriedades e fortalecer a importância de uma consciência ambiental ligada ao agronegócio

Da Redação

·
Dia do Agricultor é marcado pela restauração de nascente
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.07.2021, 15:42:40 Editado em 27.07.2021, 15:42:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma parceria entre a Cooperativa Agropecuária e Industrial – Cocari e a Nortox resultou, há quase doze anos, no lançamento do Projeto Olho D’Água, que agora chega a uma marca histórica: a restauração da nascente de número 1.000. O projeto começou no dia 24 de novembro de 2009, tendo também o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Emater, assim denominadas na época, com o desafio de recuperar e conservar nascentes localizadas na área de atuação da cooperativa, que abrange mais de 35 municípios distribuídos no Paraná, Goiás e Minas Gerais.

continua após publicidade

A meta é garantir água limpa e potável para os cooperados, ajudar no desenvolvimento sustentável das propriedades e fortalecer a importância de uma consciência ambiental ligada ao agronegócio. Da primeira nascente recuperada, que se encontra na propriedade dos irmãos cooperados Henrique e Nelson Peloso, localizada na Estrada Alegre, Km 05, Sítio São José, em Mandaguari, até a nascente de número 1.000, localizada na Estrada Benjoim, Km 05, na Estância Ricardo, também em Mandaguari, o projeto deu tão certo que não parou mais.

A restauração e preservação das nascentes segue um passo a passo simples, mas com retorno imediato para a família beneficiada e o meio ambiente, sem igual. Exatamente por isso, o Projeto Olho D’Água já recebeu prêmios e o reconhecimento de entidades renomadas. Desde 2014, por exemplo, recebe o selo de certificação do Instituto Ambiental Chico Mendes. E neste mesmo ano, ficou em primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável, na nona edição do Prêmio Cooperativa do Ano, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). E também foi escolhido pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) como referência a ser adotada nas propriedades rurais, por meio da publicação “Gestão Sustentável da Agricultura”.

continua após publicidade

O EVENTO

Para comemorar a restauração da nascente de número 1.000, o Dia do Agricultor e também o início das comemorações aos 60 anos da cooperativa, a Cocari e a Nortox estão organizando um evento na Estância Ricardo. Em função da pandemia, o evento terá um número restrito de pessoas. Estão confirmadas as presenças do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, líderes do Instituto Água e Terra (IAT) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), lideranças municipais, diretores da Cocari e Nortox.

SERVIÇO

continua após publicidade

- Restauração da Nascente de número 1.000 do Projeto Olho D’Água

- Data: 28/07/2021

- Horário: 9 horas

- Local: Estância Ricardo – Estrada Benjoim, Km 05, próxima à Granja Figueiredo, em Mandaguari – PR

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Dia do Agricultor é marcado pela restauração de nascente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!