MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Deslizamento na BR-376: ANTT cita risco de 'caos total'; entenda

A ANTT recomenda que o trânsito na BR-376 em Guaratuba seja totalmente liberado até 20 de dezembro

Da Redação

·
As considerações foram feitas em um despacho realizado após uma fiscalização do órgão no local, na segunda (12) e na terça-feira (13).
Icone Camera Foto por Adryel Pabst/Prefeitura de Garuva
As considerações foram feitas em um despacho realizado após uma fiscalização do órgão no local, na segunda (12) e na terça-feira (13).
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2022, 17:16:22 Editado em 15.12.2022, 17:16:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recomenda que o trânsito na BR-376 em Guaratuba, no litoral do Paraná, seja totalmente liberado até 20 de dezembro pela Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho onde um deslizamento deixou dois mortos.

continua após publicidade

Caso contrário, conforme documento, uma "situação de caos total" deve ser registrada por conta do aumento de tráfego na via diante das comemorações de fim de ano e férias de verão. As informações são do G1.

As considerações foram feitas em um despacho realizado após uma fiscalização do órgão no local, na segunda (12) e na terça-feira (13).

continua após publicidade

A rodovia foi bloqueada em 28 de novembro, quando a tragédia arrastou 10 carros e seis caminhões. Dez dias depois, a BR-376 voltou a ser liberada para circulação de veículos com duas faixas liberadas – uma em cada sentido.

Não há previsão para liberação total do trecho, segundo a concessionária.

De acordo com o relatório, a ANTT reforça ainda que a Arteris teve "tempo suficiente para a realização de obras emergenciais" desde o deslizamento no trecho.

continua após publicidade

Na inspeção, a agência destacou que durante a noite de segunda-feira não foi verificado trabalho de manutenção ou recuperação do local.

Já na manhã de terça, foi observado um grupo de trabalhadores coletando o barro depositado sobre a pista, porém com uso de pás e baldes de plástico, sem auxílio de máquinas pesadas.

Em nota, a concessionária afirmou que irá prestar os esclarecimentos sobre o caso aos órgãos competentes.

continua após publicidade

Deslocamento de 4 a 6 quilômetros em 1 hora

O documento destaca ainda a dificuldade de mobilidade e trafegabilidade no local. Durante a inspeção, o órgão identificou uma média de deslocamento de 4 e 6 quilômetros por hora nos dois sentidos.

De acordo com o despacho, as condições de funcionamento no ponto "prejudicam de forma severa" o desempenho da concessionária, estabelecido no Programa de Exploração da Rodovia.

Entre os pontos indicados pela ANTT está que o tempo de atendimento médico de emergência não deve ultrapassar 15 minutos, a partir da comunicação ou visualização da ocorrência até a chegada da ambulância no local, e que o tempo de socorro mecânico não pode ser superior a 20 minutos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Deslizamento na BR-376: ANTT cita risco de 'caos total'; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!