MAIS LIDAS
VER TODOS

Iniciativa

Deputado Arilson Chiorato propõe projeto para prevenir enchentes

Proposta obriga que novos empreendimentos, com área impermeabilizada superior a 500 m², implantem sistema de captação e retenção de águas pluviais

Da Redação

·
Deputado Arilson Chiorato (PT) é presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais
Icone Camera Foto por Divulgação
Deputado Arilson Chiorato (PT) é presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.10.2023, 14:05:22 Editado em 03.10.2023, 14:05:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Prevenir enchentes e dar destinação correta a águas pluviais. Esse é o objetivo do projeto de lei proposto pelo deputado Arilson Chiorato (PT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, nesta terça-feira (3, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “A intenção com esse projeto é criar mecanismos para utilizarmos melhores os recursos naturais, como a água da chuva. Para isso, a matéria cria normas com o intuito de orientar futuros projetos, para que sejam mais sustentáveis”, comenta o autor da proposta.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Homem com materiais recicláveis é atropelado na BR-369

De acordo com o deputado Arilson, o projeto prevê que os novos empreendimentos particulares e públicos, que tenham área impermeabilizada superior a 500 m², devem implantar um sistema para a captação e retenção de águas pluviais, coletadas por telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos, em lotes, edificados ou não.

continua após publicidade

Com o sistema de captação em funcionamento visa reduzir a velocidade de escoamento de águas pluviais para as bacias hidrográficas em áreas urbanas com alto coeficiente de impermeabilização do solo e dificuldade de drenagem. Outro ponto é controlar a ocorrência de inundações, amortecer e minimizar os problemas das vazões de cheias e, consequentemente, a extensão dos prejuízos.

Ainda conforme o pl, a construção do sistema de captação será condição necessária para a obtenção das aprovações e licenças de competência estadual e dos órgãos de gestão metropolitana, para os parcelamentos e desmembramentos do solo urbano, os projetos de habitação, as instalações e outros empreendimentos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Deputado Arilson Chiorato propõe projeto para prevenir enchentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!