MAIS LIDAS
VER TODOS

Transporte

Curitiba vai ofertar passagem de ônibus para desempregados; entenda

Programa vai facilitar o deslocamento de quem está em busca de uma colocação

Da Redação

·
Prefeitura vai custear duas passagens por encaminhamento para processo seletivo de emprego marcada em uma das dez unidades Sine
Icone Camera Foto por Divulgação Prefeitura de Curitiba
Prefeitura vai custear duas passagens por encaminhamento para processo seletivo de emprego marcada em uma das dez unidades Sine
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2025, 13:43:25 Editado em 17.02.2025, 13:44:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A Prefeitura de Curitiba deve lançar até quinta-feira (20) o programa Tarifa Zero para Quem Precisa, que vai garantir passagem de ônibus de graça para quem procura emprego.

Os usuários beneficiados precisarão ter cadastro no e-Cidadão, o cartão-transporte da Urbs e estar credenciado no Sistema Nacional de Emprego (Sine) municipal.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Jovens marcam briga pela internet e "saem no soco" em praça; vídeo

Segundo a prefeitura, o programa vai facilitar o deslocamento de quem está em busca de uma colocação. O município vai custear duas passagens por encaminhamento para processo seletivo de emprego marcada em uma das dez unidades Sistema Nacional de Emprego (Sine) municipal. No mesmo local, a equipe dos Sines irá carregar os créditos no cartão do cidadão.

A Prefeitura vai custear duas passagens por encaminhamento realizado, que devem ser carregadas no cartão-transporte da Urbs em uma das dez unidades do Sine curitibano.

continua após publicidade

O e-Cidadão é a base única de dados da Prefeitura de Curitiba. Integrado ao banco de dados da Receita Federal, ele funciona como uma credencial, facilitando a identificação do usuário, de forma segura.

O cadastramento é simples, mas é fundamental que o usuário tenha o seu e-mail pessoal vinculado ao CPF, já que isso possibilita a recuperação do cadastro, caso a pessoa perca ou esqueça a sua senha.

Se o e-mail cadastrado estiver compartilhado com outras pessoas, será necessário atualizar a informação para recuperar o cadastro. Isso pode ser feito em um dos pontos de atendimento presencial Espaços-Cidadão nas Ruas da Cidadania, ou pela Central 156.

continua após publicidade

"Se o trabalhador já tem o cartão, não será necessário fazer um novo. Mas se ainda não tem, pode fazê-lo gratuitamente por meio de agendamento nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania", explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Já o cartão-transporte da Urbs será necessário, pois o crédito será colocado exclusivamente nele. Por isso, quem ainda não tem, deve providenciá-lo para conseguir garantir o benefício quando o programa tiver início.

continua após publicidade

A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita, rápida e fácil. O usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs e depois comparecer nas unidades na Rua da Cidadania. É preciso levar ao local do atendimento um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.

Todas as unidades trabalham de 10h às 16h, em dias úteis. Além disso, o Urbs Móvel, ônibus itinerante que oferece serviços ligados ao transporte coletivo, também faz a primeira e a segunda via do cartão-transporte, das 10h30 às 15h30. Confira AQUI a programação.

Integração

Desde que o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) anunciou a tarifa zero aos que procuram emprego, na semana passada, um grupo de servidores trabalha para que o sistema seja implantado já nos próximos dias para o controle dos créditos emitidos dentro do programa. A equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração e TI está fazendo a integração desta nova plataforma com os sistemas que envolvem o e-Cidadão e a Urbs.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Curitiba vai ofertar passagem de ônibus para desempregados; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!